Nota de Esclarecimento

O espetáculo “A Poética do Imaginário Caboclo”, na noite de 2 de julho de 2017, apresentou o ato “Arte: Criação Cabocla”

6 de julho de 2017 Parintins Amazonas Terra Folclore Geral


O Boi-Bumbá Caprichoso durante a apresentação do espetáculo “A Poética do Imaginário Caboclo”, na noite de 2 de julho de 2017, apresentou o ato “Arte: Criação Cabocla” com a exaltação folclórica evidenciando a história da Catedral de Nossa Senhora do Carmo. Ao cantar a construção do maior templo religioso do baixo Amazonas o Caprichoso mostrou o primeiro festival folclórico de Parintins e destacou a figura do senhor José “da casa preferida” como uma das pessoas responsáveis em reunir os movimentos da época no primeiro Festival Folclórico da cidade.

A citação tem causado polêmica entre os familiares das pessoas que atuaram na fundação do evento. O apresentador do Boi Caprichoso Edmundo Oran e a conselheira de arte Socorrinha Carvalho chegaram a receber intimidações e ameças em virtudes das afirmações feitas na arena do bumbódromo e na televisão.

Em virtude dessa situação o Boi-Bumbá Caprichoso vem a público esclarecer que em nenhum momento foi irresponsável ao embasar sua apresentação. O presidente do Boi Caprichoso, Babá Tupinambá, o vice Jender Lobato e o presidente do Conselho de Arte Ericky Nakanome repudiam todas as acusações e agressões dirigidas aos integrantes desta agremiação.

Esta Associação Cultural respeita a história e não pretende apagar a memória de quem ajudou a construir esse espetáculo reconhecendo Raimundo Muniz, Lucinor Barros e Xisto Pereira.

A pesquisa do Boi-Bumbá Caprichoso foi baseada na obra de um dos maiores poetas e pensadores da cidade, o primeiro bispo de Parintins Dom Arcângelo Cerqua que em seu livro “Clarões de Fé do Médio Amazonas : A Prelazia de Parintins no seu Jubileu de Prata” diz na página 159 que:
- 1966 – Por sugestão do Sr. José, da Casa Preferida, realiza-se em favor da Catedral o primeiro Festival Folclórico de Parintins, na quadra paroquial inaugurada no ano anterior a 6 de junho.

O Boi-Bumbá Caprichoso respeita todos esses nomes, mas faz justiça ao resgatar uma das pessoas que teve seu nome apagado do contexto de criação do evento que deu identidade cultural para o Estado do Amazonas.

O Caprichoso entende que existem várias fontes sobre qualquer tipo de pesquisa e o Conselho de Arte decidiu optar pela versão apresentada por Dom Arcângelo Cerqua por tratar de uma homenagem a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, foco principal deste quadro artístico.
Em respeito as famílias dos fundadores do Festival, o Boi Caprichoso, vem de público pedir desculpas aos que sentiram-se constrangidos pelas citações.
“...Feita de sonho e devoção”
“Construção a muitas mãos...”
“Festival de Parintins foi aqui que começou...”
“Salve, Salve a Catedral...”

LEIA TAMBÉM:

21/8/17 Caprichoso firma 22 de agosto como dia da Fuga do Caprichoso

A concentração para a fuga do Caprichoso inicia às 20 horas, no Porto de Parintins


17/8/17 Compositores inscrevem toadas para a seleção do Boi Caprichoso

As inscrições para toadas genéricas prosseguem até o dia 10 de outubro e para toadas estratégicas até o dia 10 de novembro.


14/8/17 EDITAL DE TOADAS 2017 - FESTIVAL 2018

Edital n° 002 2017


9/8/17 Presidente do Boi Caprichoso tenta liberar recursos

O presidente do Caprichoso está diariamente na sede da justiça do trabalho em busca de respostas para o trabalhador azulado


7/8/17 Alunos da escola de arte do Caprichoso retornam as atividades

Alunos retornaram na manhã desta segunda-feira as salas de aula


AS + LIDAS

  1. 26/6/16 NOTA DE REPÚDIO
  2. 1/5/17 Galera escolhe Marcela Marialva como nova Porta-Estandarte do Boi Caprichoso
  3. 15/5/16 Boi Caprichoso anuncia o anfitrião de Viva Parintins!
  4. 12/5/16 COMUNICADO ITEM 01 - APRESENTADOR
  5. 3/1/17 Boi Caprichoso venderá seus próprios produtos e inaugura loja sexta-feira em Parintins

Festival 2018: 29 e 30 de junho, 01 de julho


ASSOCIAÇÃO CULTURAL BOI-BUMBÁ CAPRICHOSO

ORGULHOSAMENTE CABOCLOS DE PARINTINS, DO AMAZONAS, DO BRASIL

Parintins: Rua Silva Meireles, 1645 - Centro
69.151-280 +55(92) 3533-4676

ACBBC © Todos os direitos reservados - boicaprichoso.com