NOTÍCIAS

Patrimônio Cultural do Brasil, Boi Caprichoso recebe Ordem do Mérito Cultural em Brasília

Caprichoso recebeu comenda nesta quarta-feira

28 de novembro de 2018 Parintins Amazonas Terra Folclore Geral

Fotos: Divulgação



O ritmo do boi de Parintins tomou conta do Palácio do Planalto, em Brasília, Distrito Federal, com a condecoração do Boi-Bumbá Caprichoso com a Ordem do Mérito Cultural, outorgada pelo Ministério da Cultura (MinC), na tarde desta quarta-feira, 28/11. A homenagem do Governo Federal é vigente desde o ano de 1995, por meio de decreto, entregue à pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições à título de reconhecimento por contribuição à cultura brasileira. O prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, e o secretário de Estado de Cultura, Denilson Novo, marcaram presença na cerimônia.

Ao receber oficialmente o título de Patrimônio Cultural do Brasil no evento, o Boi Caprichoso mostrou a cultura de Parintins aos convidados, com as perfomances do apresentador, Edmundo Oran, Tripa do Boi, Alexandre Azevedo, Porta-Estandarte, Marcela Marialva, a Sinhazinha da Fazenda, Valentina Cid, e o Pajé, Netto Simões. Durante o show, o presidente do Caprichoso, Babá Tupinambá, estava acompanhado do presidente da República, Michel Temer, primeira-dama, Marcela Temer, Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, entre outras autoridades.

Babá Tupinambá considera uma vitória da cultura do Amazonas o justo reconhecimento aos boi de Parintins. “Estamos muito felizes em receber essa condecoração pelo nosso Caprichoso, que é Patrimônio Cultural do Brasil. Entramos para a história da nossa cultura. É gratificante ouvir do ministro Sérgio Leitão que a nossa festa é linda e que é motivo de alegria reconhecer os bois de Parintins. Não só eu, como todos os artistas, diretoria e a população amazonense, têm que sentir orgulho de Parintins”, declarou o dirigente.

O Ministério da Cultura já agraciou mais de 500 personalidades e instituições pelas contribuições ao desenvolvimento da cultura brasileira. Os agraciados com a comenda são intelectuais, produtores, entidades públicas e privadas, artistas dos mais diversos segmentos, realizadores de trabalhos culturais importantes nas áreas de inclusão social, artes, audivisual e educação. O evento de condecoração da Ordem do Mérito Cultural é realizado anualmente em reverência ao Dia Nacional da Cultura, celebrado em 05 de novembro.

Texto: Gerlean Brasil

LEIA TAMBÉM

29/6/19 Caprichoso mostra superioridade, boi técnico e emocionante na primeira de apresentação

“Do Caos à Utopia”. Essa foi narrativa do espetáculo apresentado pelo Boi Caprichoso


29/6/19 Na busca pelo tri, Caprichoso exalta figuras femininas

‘Um canto de esperança para Mátria Brasilis’ foi a escolha do bumbá para a apresentação das três noites do Festival


24/6/19 Fé e emoção marcam chegada de alegorias do Caprichoso na concentração

A primeira alegoria levada para a concentração do Bumbódromo foi o módulo, com Nossa Senhora do Carmo, do artista Makoy Cardoso


24/6/19 Boi Caprichoso festeja São João e leva multidão às ruas de Parintins

Uma multidão tomou conta das ruas de Parintins para brincar com o Boi Caprichoso


23/6/19 Boi Caprichoso recepciona caravana do Movimento Marujada

Reforço saiu de Manaus para a disputa do 54° Festival de Parintins







Festival 2020: 26, 27 e 28 de junho



ASSOCIAÇÃO CULTURAL BOI-BUMBÁ CAPRICHOSO
Todos os direitos reservados - boicaprichoso.com