NOTÍCIAS

Boi Caprichoso reúne Item 21 e sai dos galpões nesta segunda-feira,24

Mais de 200 profissionais devem atuar no processo de deslocamento dos módulos até a concentração do festival

21 de junho de 2019 Parintins Amazonas Terra Folclore Geral




As alegorias do Boi Caprichoso para o 54º Festival Folclórico de Parintins deixam o Galpão Central para a concentração do Bumbódromo no dia 24 de junho, às 9 horas. A saída dos módulos nesta data acompanha o planejamento da Diretoria azul branca e do Conselho de Arte para a conquista do tricampeonato. Os detalhes da saída foram definidos nesta última quinta-feira em reunião do Conselho de Arte com o Item 21 (organização do conjunto folclórico) formado por coordenadores, artistas de alegorias, e todos os setores envolvidos diretamente com o espetáculo na arena do Bumbódromo.

Entre os vários assuntos tratados, se definiu logística e estrutura para a retirada dos módulos alegóricos dos galpões para a próxima segunda-feira, 24. Os Paikicés, os profissionais que atuam no translado das alegorias para a concentração do Bumbódromo totalizam neste ano mais 165 componentes. Eles receberam da diretoria os uniformes para os trabalhos da reta final do espetáculo azul.

O diretor de concentração do Boi Caprichoso Zandonaide Bastos destaca que a preocupação do bumbá é oferecer o máximo de segurança para os Paikicés durante todo o processo de deslocamento das alegorias.

“No nosso planejamento sempre primamos pelo cuidado com os trabalhadores, e por isso fazemos a entrega de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Nele consta a luva, bota, capacete, protetor solar e o uniforme”, explica.

Zandonaide explica ainda que o trabalho dos carregadores de alegorias é supervisionado pelo Corpo de Bombeiro, bem como pela Polícia Militar, que realiza a interdição e a patrulha das vias por onde passam os módulos.

De acordo com o diretor de galpão do Boi Caprichoso, Jofre Lima, as alegorias neste momento entram na fase decisiva de construção, com a etapa de pintura a ser concluída pelos artistas. “Todos os artistas seguem empenhados e confiantes que o trabalho resultará na conquista do tricampeonato do boi Caprichoso”, afirma.

Bingão dos Paikicés

O Boi Caprichoso realiza no dia 26 de junho, no Bumbódromo, o Bingão dos Paikicés, com premiação total de R$ 21.000,00. As cartelas podem ser adquiridas no escritório social do bumbá, no valor de R$ 10,00. A renda arrecadada será revertida no pagamento dos trabalhadores que atuam no processo de construção do espetáculo azul e branco.

LEIA TAMBÉM

29/6/19 Caprichoso mostra superioridade, boi técnico e emocionante na primeira de apresentação

“Do Caos à Utopia”. Essa foi narrativa do espetáculo apresentado pelo Boi Caprichoso


29/6/19 Na busca pelo tri, Caprichoso exalta figuras femininas

‘Um canto de esperança para Mátria Brasilis’ foi a escolha do bumbá para a apresentação das três noites do Festival


24/6/19 Fé e emoção marcam chegada de alegorias do Caprichoso na concentração

A primeira alegoria levada para a concentração do Bumbódromo foi o módulo, com Nossa Senhora do Carmo, do artista Makoy Cardoso


24/6/19 Boi Caprichoso festeja São João e leva multidão às ruas de Parintins

Uma multidão tomou conta das ruas de Parintins para brincar com o Boi Caprichoso


23/6/19 Boi Caprichoso recepciona caravana do Movimento Marujada

Reforço saiu de Manaus para a disputa do 54° Festival de Parintins







Festival 2020: 26, 27 e 28 de junho



ASSOCIAÇÃO CULTURAL BOI-BUMBÁ CAPRICHOSO
Todos os direitos reservados - boicaprichoso.com