ITENS
O boi campeão é decidido pela soma dos votos de 21 itens.
Esses 21 itens do festival estão divididos em três blocos: “A-Comum/Musical”, “B-Cênico/Coreográfico” e “C-Artístico”.
Cada bloco é julgado por um grupo de três jurados com especializações voltadas para as necessidades do bloco. Sendo pré-requisito a todos, referencial teórico em folclore e trabalhos realizados que contemplem as manifestações folclóricas e culturais brasileiras.
Abaixo, apresentamos os 21 itens do Boi Caprichoso. Clique/Toque nas imagens para mais detalhes:
ITEM 1
APRESENTADOR
Anfitrião, Mestre de Cerimônia, Porta-voz. Edmundo Oran, 28 anos, faz jus a tão conhecida frase “Desde criança eu brinco boi no Caprichoso”. Talento lapidado na Escola de Arte “Irmão Miguel de Pascalle”, Oran deu seus primeiros passos nas oficinas de desenho, teclado e canto, até participar dos trabalhos dos QG’s de tuxauas e fantasias que ficavamm em anexo à “Escolinha do Caprichoso”. Em 1997, ainda criança, fazia apresentações na Tarde Alegre Infantil do Caprichoso, era vigia dos capacetes e tuxauas no Bumbódromo, até ser convidado para compor a Banda Canto Parintins, em 2003. No Caprichoso, Edmundo Oran já foi marujeiro, backing vocal, toadeiro dos ensaios oficiais, compositor e substituto dos itens apresentador, levantador e amo do boi. Na arena do Bumbódromo, já foi animador de galera e chamava o apresentador. Seu talento com a voz e música foi reconhecido nos festivais de toadas em Parintins, onde ganhou prêmios de intérprete revelação e melhor intérprete. Além disso, tem experiência nas apresentações de shows para turistas, realizado anualmente durante a alta temporada de transatlânticos em Parintins. Edmundo Oran reúne experiências em festivais dentro e fora do Amazonas, seja como apresentador ou intérprete. Mas a responsabilidade maior veio em 2015, quando foi convidado para assumir o item de número 03, Amo do Boi. Seu talento e boa aceitação da galera azul e branca fez com que a partir do Festival Folclórico de 2017, Oran seja o novo Apresentador do Boi Caprichoso.
São méritos para pontuação: Domínio de arena e de público, fluência verbal, carisma, impostação sem interferência ou intervenção que dificulte a audição ou compreensão do espetáculo de voz, dicção, alegria, atenção constante no desenvolvimento do tema
Diferenciais e comparativos: Indumentária e significado, carisma, voz, desenvoltura, animação.
Defendido por Edmundo Oran
desde 2017
Quem já brilhou neste item:
– Fabiano Neves, de 2016 a 2016;
– Junior Paulain, de 2015 a 2015;
– Arlindo Jr, de 2014 a 2014;
– Junior Paulain, de 2005 a 2013;
– Arlindo Jr, de 1998 a 2004;
– Gil Gonçalves, de 1990 a 1997;
– Marcos Santos, de 1987 a 1989;
– Marcos Santos, de 1980 a 1981;
ITEM 2
Levantador de toadas
Patrick Araújo, 23, é músico, multi-instrumentista, levantador de toadas do Boi Caprichoso. Natural de Juruti, no Estado do Pará, Patrick Araújo iniciou sua carreira cantando no Festival das Tribos Indígenas de Juruti (Festribal). Se tornou a voz defensora da maior floresta tropical do Brasil, fio condutor dos espetáculos culturais de vários lugares da Amazônia onde por meio de seu canto entoa os apelos dos povos indígenas, caboclos e ribeirinhos.
Ainda menino sua primeira toada defendida foi ‘Tributo a Galdino Pataxó’, obra de 2005 do boi Caprichoso. Patrick Araujo já cantou em vários palcos do Brasil é um artista em constante aprendizado.
Quem já brilhou neste item
Renato Freitas
Robson Júnior
Arlindo Júnior
Edilson Santana
David Assayag
MARUJADA DE GUERRA
ITEM 3
MARUJADA DE GUERRA
Sustentação rítmica, tradição, base para o espetáculo, agrupamento de percussão que forneça um referencial rítmico indispensável às toadas. Se já é complexo reger uma pequena orquestra de percussão, imagina quando precisamos dividir 450 ritmistas em duas partes e dois regentes. Esse desafio vem exigindo dos regentes e marujeiros, maior concentração e maior comprometimento artístico, alinhando os espetáculos de Arena com grandes musicais. Em 2016 vamos, paulatinamente, alcançar o equilíbrio entre o toque popular e uma dinâmica que torne a toada uma partitura musical realmente emocionante e legítima de um musical folclórico.
São méritos para pontuação: Cadência diferenciada, ritmo, constância.
Diferenciais e comparativos: Harmonia, disposição de arena, ritmo, indumentária, cadência.
AMO DO BOI
ITEM 6
AMO DO BOI
O dono da fazenda, menestrel que tira versos dentro dos fundamentos da noite. Cantor profissional e funcionário público, Herland de Souza Pena, 42 anos, conhecido com o nome artístico Prince do Caprichoso, tem experiência de três anos no item Amo do Boi, de 2007 a 2009, com duas vitórias, no Festival Folclórico de Parintins. Ele iniciou carreira artística e fez história em bandas locais em Manaus. O talento para cantar toadas de boi-bumbá ganhou notoriedade na banda “Tucandeira”, criada pelo artista plástico Juarez Lima. Há 19 anos, Prince do Boi faz sucesso, ao interpretar toadas do Caprichoso. Pelo jeito irreverente de ser, popularmente também é chamado de Pit Bull do boi. No ano de 2007, ele começou a defender as cores azul e branco no Festival Folclórico de Parintins e permaneceu no item Amo do Boi até 2009. Prince é um dos artistas mais badalados da festa de aniversário da capital do Amazonas, o Boi Manaus, realizada no mês de outubro. O cantor também se apresenta no carnaval de Manaus com ritmo de boi-bumbá, o Carnaboi, e dos ensaios do Caprichoso para o Festival de Parintins, o Bar do Boi. Com o Caprichoso, Prince participou de shows culturais, festivais, feiras nacionais e internacionais. Em shows, o artista levou a cultura de Parintins por diversos países, como Portugal, Suíça, Alemanha, Aruba, Venezuela, além de vários estados brasileiros.
São méritos para pontuação: Dicção, desenvoltura, elegância e expressões cênicas.
Diferenciais e comparativos: Indumentária, voz, afinação, poder de improvisação e qualidade poética.
Defendido por Prince do Boi
desde 2017
Quem já brilhou neste item:
– Edmundo Oran, de 2015 a 2016;
– Junior Paulain, de 2014 a 2014;
– Edilson Santana, de 2010 a 2013;
– Prince do Boi, de 2007 a 2009;
– Edilson Santana, de 2005 a 2006;
– Renato Freitas, de 2004 a 2004;
– Rey Azevêdo, de 2000 a 2003;
– Benedito Siqueira, de 1999 a 1999;
– Rey Azevêdo, de 1984 a 1998;
TOADA (LETRA E MÚSICA)
ITEM 11
TOADA (LETRA E MÚSICA)
Suporte lítero musical do festival, fio condutor para a apresentação, elo entre a individualidade e o grupo. Temas inspiradores e um quadro de compositores de excelência resultam em obras tão belas, que chegam a tornar mais difícil ainda a missão dos Conselheiros de escolher entre tantas, apenas uma composição que melhor alcança o momento da disputa no espetáculo. Nossos Conselheiros investem várias horas em muitos dias, para aliar os sentimentos à parte estratégica da disputa.
São méritos para pontuação: Agrega elementos históricos, geográficos, culturais e sociais, desde os momentos primitivos até os nossos dias.
Diferenciais e comparativos: Melodia, métrica, conteúdo, interpretação, composição e harmonia.
GALERA
ITEM 19
GALERA
Elemento de apoio do espetáculo, estímulo de apresentação, massa humana que forma uma das maiores coreografias uníssonas do mundo. São mais de dez mil torcedores que ocupam a arquibancada do Bumbódromo desde as primeiras horas do dia, enfrentando chuva, sol e calor. Tamanho sacrifício para assegurar seus lugares e poderem participar gratuitamente do grande coro que embala as apresentações do Boi Caprichoso. E, depois de um dia inteiro de espera, ainda mostram toda sua garra e sua força ao cantar as toadas do espetáculo, executar coreografias usando os braços ou adereços distribuídos pelo boi e, emanar toda sua energia e seu amor para a apresentação de arena. Participam ativamente, interagindo com o Apresentador.
São méritos para pontuação: Alegria, energia contagiante, sincronia, garra, evolução e empolgação.
Diferenciais e comparativos: Animação, alegria, calor humano, participação e sincronia.
CONJUNTO FOLCLÓRICO
ITEM 21
ORGANIZAÇÃO DO CONJUNTO FOLCLÓRICO
Reunião de itens individuais, artísticos e coletivos embasados no conteúdo da noite, e, pôr sua vez, dispostos organizadamente na arena de apresentação. As dimensões dos espetáculos e a organização de sua execução passam pelo crivo dos jurados neste item de número 21. Chama-se de limpeza da arena o espetáculo que menos tiver gente sem função na cena durante a apresentação do boi. A agremiação que mantiver, mais claramente, os brincantes livres de comandos de ultima hora ou improvisos visíveis, consegue a nota máxima. A agremiação que menos planejou a execução de seu espetáculo poderá ser punida com perda de décimos.
São méritos para pontuação: Disposição em que se encontram suas diversidade (tribos, itens individuais, etc.), harmonia, velocidade de apresentação, liberdade de movimentos na arena e tempo compatível.
Diferenciais e comparativos: Indumentária, alegria pertinente ao conteúdo da noite, diversidade de estrutura e fantasia com fidelidade ao tema.
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