Boi Caprichoso anuncia “Amazônia, nossa luta em poesia” como tema para 2022

O Boi Caprichoso surpreendeu os amantes da cultura popular e apresentou neste sábado (30/10) o tema para o Festival Folclórico de 2022. “Amazônia, nossa luta em poesia” é a nova bandeira do boi negro de Parintins, a ser erguida durante a temporada e na arena do Bumbódromo, no próximo ano. O anúncio ocorreu durante a festa dos 108 anos de história do bumbá, no Curral Zeca Xibelão.

A nação azul e branca, extasiada com a notícia, se emocionou e aplaudiu o momento em que os membros da diretoria e do Conselho de Arte, no centro do curral, apresentaram a nova marca do bumbá. “O Caprichoso nos surpreende sempre, quando a gente menos espera ele nos arrebata com sua ousadia. Hoje a gente reacende nossa esperança e se orgulha cada vez de vestir essas cores, vamos com tudo para 2022”, disse emocionada a torcedora Louise Reis.

Antes da paralisação do calendário turístico brasileiro, imposta pelas regras sanitárias da pandemia, o Caprichoso trabalhava em função do tema “Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito”, e foi assim no decorrer das duas temporadas em que o Festival de Parintins deixou de ser realizado. Embora nunca defendido na arena, esse brabo norteou as apresentações oficiais do bumbá no período de restrições.

Agora, de acordo o presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, a ideia não é abandonar a proposta anterior, pelo contrário, é fortalecê-la e torná-la ainda mais popular.  “A Terra assumiu de uma vez por todas a sua unidade e no desafio universal de vencer a Covid-19, percebemos o quanto este planeta forma um único corpo e uma só alma. A partir dessa proposta, o Caprichoso compreende que nós precisamos agora olhar o planeta sob a óptica dos caboclos, de dentro de nossa casa, a Amazônia”, explica.

Dessa maneira, “Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito” não se encerra, o tema se renova dentro de uma proposta ressemeada em “Amazônia, nossa luta em poesia”, com novas caras, novas cores, novas musicalidades, que objetivam o triunfo da vida e a vitória do Boi Caprichoso.

O conselheiro de arte Márcio Braz comenta que todas as ações do bumbá constituem o brado em defesa da grande floresta. “O Caprichoso quando canta, dança, esculpe, pinta, coreografa, encena a Amazônia, ele está lutando por ela. Ele ergue a bandeira que é mãe de todas as lutas, a luta pela Amazônia. A Poesia Caprichoso é isso, e quer conscientizar a Terra para um novo tempo, no qual a Amazônia é protagonista”, explica.

O presidente Jender Lobato enfatiza a confiança no trabalho realizado pelo Conselho de Arte e projeta uma temporada vencedora em 2022. “Eu estou muito tranquilo quanto a isso, as decisões tomadas pelos membros do conselho nascem de discussões muito maduras e coerentes. Temos um desafio enorme pela frente, de encarar o maior festival de todos os tempos, e tenho certeza que com esta proposta temática tocaremos não apenas os jurados, mas todos que visitarem Parintins no próximo ano”, ressalta.

Curumiz grafitam o tema

Os grafiteiros Alziney Pereira e Kemerson Farias são os responsáveis pela concepção da nova marca temática do Caprichoso idealizada em parceria com o Conselho de Arte. Moldados na Escola de Arte Irmão Miguel de Pascalle, os artistas firmaram-se como referências na região e adotaram o codinome de “Curumiz”.

A marca do tema traz o cancioneiro caboclo híbrido de arara, que canta a grande floresta, e ao cantar, ele se torna a própria Amazônia. Em seu paneiro de poesia, o cancioneiro apresenta o Boi Caprichoso, numa estética tradicional, compondo o cenário com as aves, peixes e demais animais amazônicos. Na arte, estão representadas todas as culturas da região, conectadas em raízes e cipós. Todos esses elementos formam a nova bandeira de luta do boi negro de Parintins, uma luta em defesa da Amazônia.

O trabalho de Alziney e Kemerson saiu das movimentadas ruas de centros urbanos, ganharam paredes das várzeas amazônicas, em beiras de rios, palafitas, acompanhando a descida e subida das águas e hoje contribui de forma inovadora, por meio de seus traços, com o maior ícone da cultura popular do país, o Boi Caprichoso.

Enquanto aluno da Escola de Arte do Caprichoso Kemerson Farias já participou da revista do espetáculo “Um Canto da Floresta”, a qual foi entregue a jornalistas e jurados. “Eu sou de uma família Caprichoso, tive uma infância no Curral Zeca Xibelão, então é como regressar a minha origem. Eu fui moldado aqui dentro, e agora ter meu trabalho valorizado no meu boi, é uma realização gigantesca, pessoal e profissional”, frisa.

Alziney Pereira não escondeu a emoção de participar deste projeto oficial do tema do Boi Caprichoso. “Eu estou realizado. Como artista, sempre quis participar dessa festa e agora tenho essa oportunidade. Sou filho da Escola do Caprichoso e hoje tenho a alegria de, por meio da minha arte, servir essa agremiação. Através desta marca, eternizada na história do nosso boi, sei que vou levar nossa cultura para outros lugares, no mundo todo”, disse.

Os traços dos Curumiz, proposto pelo Conselho de Arte, apresentam a estética tradicional do boi-bumbá renovada a partir da linguagem universal do grafite. Ericky Nakanome enfatiza que a proposta do Caprichoso encontrou na arte de Alziney e Kemerson uma poesia que todo o planeta Terra compreende. “A nossa luta pela Amazônia se entrelaça com o clamor da obra dos Curumiz, que caminha entre as várzeas amazônicas, rompe florestas, rios e também encanta os adeptos da arte de vários lugares do mundo. Eles são transformadores e o Caprichoso quer isso, transformação”, assegura.

Texto Jornalístico: Assessoria de Comunicação

Amazônia, nossa luta em poesia

Eldorado, paraíso perdido, inferno verde, terra da promissão, pulmão do mundo, pátria das águas e espelho da vida. São muitas as referências e estereótipos sobre a mais importante floresta tropical do planeta. Resultados de expedições, excursões e de curiosos olhares sobre esta prodigiosa floresta. Tantos avanços e mistérios desvelados pela ciência e por inquietos navegadores na busca de curas para as doenças, de antigas fórmulas farmacêuticas, de novas descobertas científicas. Também na gana de explorar, saquear e se apropriar das nossas riquezas.

E assim, a Amazônia foi inventada, reduzida a dualismos, geografismos e biologismos, nos quais o critério para marcação de seu território deixou de lado a cultura dos povos e comunidades tradicionais da região, as relações entre as pessoas e a natureza, os pertencimentos dados pela terra, as autodefinições e a sua história social.

Entre a ciência e a exploração desmedida da Amazônia, existe um olhar mais profundo, verdadeiro e transcendental. Um olhar da própria floresta, de seus mitos e ritos, de seus povos originários: indígenas, ribeirinhos e caboclos, gente das águas e da floresta. Um olhar que fala, que observa, que se vê na terra; terra que é planta, bicho e gente, essa gente-floresta que nasceu nas cabeceiras e “centrões”, sobre as águas ou até mesmo debaixo delas. Essa gente-cunhantã que corria nas capoeiras e subia nas árvores para se jogar nos beiradões. Essa gente ribeirinha moldada de chão, esmaltada pelo sol. Gente-memória, que carrega em suas mentes tantas histórias… do seu povo, de seres e deuses. Mas principalmente gente-luta, armada de poesia, que de forma terna nos embevece entre trilhas e emoções.

O poder da encantaria faz morada na mãe do corpo que se traduz na dança de terreiro, rua e curral, no bailar festivo  do dois pra lá e dois pra cá, no sorriso da criança e no brinquedo de São João.

Esse entrelaçar de corpos e vida forja a identidade Caprichoso, que em 108 anos de histórias sagrou-se detentor de uma arte de luta, resistência e revolução pelo saber popular, unindo cantos, danças e visualidades, poesias que se refletem nas gigantes alegorias, no traçado da indumentária, na paleta de cores a alegrar tecidos e formas – um milagre amazônico na ilha de Parintins, a ecoar pelo mundo a importância do seu cuidado e a defesa de suas tradições.

Caprichoso… boi negro, preto, feito de pano e espuma, de esperanças e lutas, que mais uma vez, reforça sua identidade altaneira, nesse território que é nosso corpo e nosso espírito, nossa sede e vida… Amazônia, nossa luta em poesia.

Sinopse tema: Conselho de Arte

Caprichoso cria uma noite de Festival fora de época em noite de emoções e anúncios

A festa que comemorou os 108 anos do Boi Caprichoso foi marcada por emoção, alegria, anúncios, apresentação do tema e um espetáculo de boi-bumbá que se igualou a uma noite de festival folclórico fora de época. Como forma de valorizar ainda mais os cantores azulados, estiveram na programação Cássio Gonçalves, Paula Gomes, Diego Brelaz, Geanilson Figueira, Paulinho Viana, Adriano Aguiar, Caetano Medeiros, Arlindo Neto e Jr Paulain.

O apresentador Edmundo Oran, o levantador de toadas Patrick Araújo e o amo Prince do Boi comandaram os parabéns com um coral de mais de 5 mil vozes que celebrou a história do boi negro de Parintins. O presidente Jender Lobato anunciou seu time de artistas e a integração ao quadro azulado dos consagrados Marialvo Brandão e Roberto Reis, que foram aplaudidos pela nação azul e branca. “Temos o melhor quadro de artistas do festival e ainda vem somar Marialvo Brandão e Roberto Reis. Imaginem a força do Caprichoso para o festival 2022. Aguardem um boi-bumbá Caprichoso dentro do padrão que o torcedor já conhece”, anunciou o presidente Jender Lobato.

A partir do Festival de 2022 o Caprichoso passa a contar com um time de itens substitutos que também foi apresentado durante a festa. O elenco tem Marcos Felipe como apresentador, Caetano Medeiros e Gean Figueira como levantadores de toadas, Edson Azevedo Jr como tripa, Adriano Aguiar será amo do boi, Giovana Cursino Sinhazinha da Fazenda, Denyse Moreira Rainha do Folclore, Thaisa Brasil Cunhã-poranga e Samuel Gomes será o pajé.

O presidente Jender Lobato e o vice Karu Carvalho anunciaram seus novos diretores. O professor e conselheiro de arte Diego Omar da Silveira será diretor do Centro de Documentação e Memória Caprichoso (CEDEM), o jornalista Roberto Sena assume a diretoria de mídias digitais, o arquiteto Augusto Rubens foi nomeado como diretor de infraestrutura e o ex-presidente Babá Tupinambá diretor de Logística.

O Boi Caprichoso criou  uma nova data para brincar de boi-bumbá com a festa de aniversário do Caprichoso. Jender Lobato decretou que a festa de aniversário do Caprichoso será comemorada a partir de agora no último final de semana do mês de outubro.  “A nação azul e branca nunca abandona o nosso boi. A minha alegria é sobrenatural, minha gratidão a nação azul e branca e o boi Caprichoso lança uma nova data no calendário bovino, todo o ano no último fim de semana de outubro vamos fazer o aniversário do boi Caprichoso. Ano que vem a gente volta com essa multidão, porque quem comanda é a multidão”, confirmou.

Cultura que renasce

O Boi Caprichoso, por meio do Conselho de Arte, preparou para o torcedor azulado o espetáculo “Cultura que Renasce” como sequência da apresentação feita em junho deste ano na arena do bumbódromo quando apresentou a live  “Cultura que resiste”. A ideia era fazer um show pra homenagear a galera com toadas alegres, com uma energia que pudesse marcar esse recomeço. Foi a primeira festa no curral Zeca Xibelão da gestão do presidente Jender Lobato e do vice-presidente Karu Carvalho.

Também foi a primeira vez de Patrick Araújo como levantador de toadas oficial no curral Zeca Xibelão. “Estou muito feliz. Tenho me dedicado muito, vou buscar melhorar mais para que esteja sempre preparado para a disputa no bumbódromo”, comentou o cantor ao agradecer o carinho da nação azulada.

O apresentador Edmundo Oran iniciou apresentação com a toada Amazônia nas cores do Brasil, divindo o palco com Patrick Araujo e, em seguida, para os versos do Amo Prince do Boi. A cunhã poranga do  Caprichoso, Marciele Albuquerque, foi a primeira a evoluir. Ovacionada pelo público, ela deu o sinal para o anúncio do tema que surpreendeu a nação azul e branca. Para o título de 2022, o Boi Caprichoso defenderá a temática: “Amazônia, nossa luta em poesia”. A marca do tema idealizada pelo conselho de arte é um trabalho dos grafiteiros Kemerson Freitas e Alziney Pimentel. Ela traz o cancioneiro caboclo híbrido de arara, que canta a grande floresta e, ao cantar, ele se torna a própria Amazônia. Em seu paneiro de poesia, o cancioneiro apresenta o Boi Caprichoso, numa estética tradicional, compondo o cenário com as aves, peixes e demais animais amazônicos. Na arte, estão representadas todas as culturas da região, conectadas em raízes e cipós. Todos esses elementos formam a nova bandeira de luta do boi negro de Parintins, uma luta em defesa da Amazônia.

O espetáculo musical e coreográfico seguiu com a multidão evoluindo junto com os Tuxauas do Boi Caprichoso. A rainha do folclore, Cleise Simas, a sinhazinha da Fazenda, Valentina Cid, a porta estandarte, Marcela Marialva, e o Pajé Erick Beltrão fizeram apresentações dignas de notas máximas na arena do bumbódromo.

A festa de aniversário do Boi Caprichoso reafirma a união proposta por Jender Lobato e Karu Carvalho que reúne ex-presidentes que já contribuíram e poderão fortalecer ainda mais para um boi forte, unido e vitorioso.

Boi Caprichoso divulga agenda oficial da Semana Azul

O Boi Caprichoso divulgou nesta terça-feira (26/10) a agenda oficial de eventos para a Semana Azul, em alusão as comemorações do aniversário de 108 anos de história do bumbá. O cronograma inclui ensaios, inaugurações, lançamentos, feijoada e a grande festa que ocorre no dia 30 de outubro, no Curral Zeca Xibelão.

A ideia da diretoria é movimentar os torcedores durante todos os dias da semana, com atividades presenciais em Parintins, e virtuais por meio das plataformas online do bumbá. De acordo com o diretor artístico, Edwan Oliveira, a programação reúne todos os segmentos da associação. “É uma equipe que envolve diretores, conselheiros, músicos, artistas, assessores e, claro, os torcedores de Parintins, Manaus, de todos os lugares do Brasil. Serão dias de intenso trabalho e emoção”, ressalta.

A partir de hoje, dia 26 de outubro, os ensaios no Curral Zeca Xibelão serão retomados:

26/10 – 20h: Ensaio com a Marujada de Guerra, Banda Caprichoso e Levantadores

27/10 – 20h: Ensaio com a Marujada de Guerra, Banda Caprichoso e Levantadores

28/10 – 20h: Ensaio com a Marujada de Guerra, Banda Caprichoso e Levantadores

29/10 – 20h: Ensaio técnico geral com a Marujada de Guerra, Banda Caprichoso, Levantadores e itens individuais oficiais

No sábado, dia 30 de outubro, a programação envolve diversas atividades no Complexo do Curral Zeca Xibelão. O espaço se apresenta como uma enorme praça cultural, com inaugurações, lançamentos e festividades envolvendo o aniversário do Caprichoso.

Manhã:

9h – Hasteamento do pavilhão azul

9h e 30min – Inauguração oficial do Cedem Caprichoso

9h e 45min – Inauguração da Estação Digital do Sócio

10h – Inauguração do Consultório Médico e Odontológico

10h e 15min – Inauguração da Loja Canto Caprichoso

10h e 30min – Inauguração do Monumento Zeca Xibelão

Tarde:

15h – Recepção da Caravana Azulada (Cais do Porto)

Noite:

20h – Início da Festa Tradição que Renasce

23h e 30min – Lançamento do Álbum “Terra, Nosso Corpo, Nosso Espírito Vol II”

O presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, enfatiza que a programação da Semana Azul marca de forma definitiva o reencontro do torcedor com o boi Caprichoso. “Estamos preparando algumas surpresas para a temporada. Nós acreditamos que em 2022 as coisas possam retornar à normalidade e a festa será esse nosso reencontro com arte. É uma programação planejada com muito carinho para toda nação azul e branca”, comenta.

Engana-se quem acha que terminou. No dia seguinte à festa de aniversário, o Movimento Marujada reúne outra vez os torcedores no Curral Zeca Xibelão para a Feijoada Vip, com início marcado para às 12h. Durante este evento, ocorre ainda o lançamento do livro “Toadas: Antologia Caprichoso”.

O presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, conclama o povo azul a participar da semana dedicada ao aniversário do bumbá. “Estamos seguros que será mais um daqueles eventos históricos do nosso Caprichoso e dentro dessa perspectiva a presença dos torcedores é fundamental. Por isso, convido todos a estarem conosco, no Curral Zeca Xibelão, em nossas mídias digitais, unidos e com o sentimento de poder reviver toda essa emoção outra vez”, manifesta.

Arte: Wesley Paiva

Semana Azul: torcedor vive expectativa para Festa de 108 do Caprichoso

As vendas de ingressos para o espetáculo de aniversário de 108 anos do Boi Caprichoso “A Cultura que renasce” estão intensificadas na portaria do curral Zeca Xibelão. Os itens individuais masculinos e femininos fazem uma maratona diária de ensaios para reencontrar a nação azul e branca, na noite do dia 30 de outubro. Os ensaios da Marujada de Guerra iniciaram no dia oficial do aniversário do bumbá, 20 de outubro.

O torcedor e sócio de Manaus, Eduardo Siqueira, já assegurou o passaporte para reencontrar o Boi Caprichoso no curral Zeca Xibelão. “É uma saudação e uma emoção em poder ver o povo de novo. Sou de Manaus e vim pegar meu ingresso para retornar à Parintins na próxima sexta-feira. A saudade é grande e o povo do Boi Caprichoso tá com saudade de mostrar o que é uma festa do Caprichoso. Isso sabemos fazer e teremos um grande espetáculo”, descreve.

Quem também adquiriu ingresso antecipado na portaria do curral Zeca Xibelão foi o sócio-torcedor e marujeiro, Pedro Henrique de Araújo. “A ansiedade aumenta cada vez mais com a proximidade da chegada do espetáculo e poder tá próximo do pessoal de novo, já com todos em segurança com as das duas doses da vacina da Covid-19. Vai ser muito emocionante reviver esse espetáculo novamente”, destacou.

De acordo com o apresentador do Boi Caprichoso, Edmundo Oran, a nação azul e branca pode esperar um grande espetáculo preparado pela diretoria e Conselho de Artes, marcando a volta do público 100% ao curral. “A nossa preparação tá intensa, tendo em vista que estávamos dois anos, praticamente, sem estarmos juntos com a galera azul e branca no Zeca Xibelão. Já tivemos um primeiro encontro no dia 20 de outubro, com a volta do ensaio da Marujada de Guerra e os parabéns ao nosso boi. Acredito que será um evento maravilhoso porque a nação azul e branca merece”, ressalta.

A Rainha do Folclore do Boi Caprichoso, Cleise Simas, também vive a expectativa de dançar no palco do curral Zeca Xibelão para festejar o aniversário de 108 anos do Touro Negro. “Com o começo dos ensaios da Marujada de Guerra o coração acelera um pouquinho, porque a gente se sente feliz de, depois de dois anos, o curral parado por conta da pandemia, voltar a ter um retorno grandioso com um grande público. Tô muito feliz e vindo aos ensaios da Marujada de Guerra para ficar pertinho da galera que vai amar o nosso espetáculo”, ponderou.

Por Gerlean Brasil

Boi Caprichoso reúne torcedores no Curral Zeca Xibelão e comemora 108 anos de história

O evento, cercado de emoção e esperança, marcou a retomada dos ensaios da Marujada de Guerra e a volta do público após duas temporadas paralisadas por conta da pandemia

O silêncio de duas temporadas sem eventos no Curral Zeca Xibelão foi quebrado nesta quarta-feira (20/10), durante a comemoração do aniversário do Boi Caprichoso. O bumbá reuniu a nação azul e branca para cantar os ‘parabéns’ e retomar de forma oficial os ensaios da Marujada de Guerra. O evento contou ainda com a presença de membros da diretoria, Conselho de Arte, ex-presidentes, de autoridades municipais, como o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia e da primeira dama da cidade, Mayra Dias.

Em conformidade com a temática “Cultura que Resiste”, da live realizada no Bumbódromo no mês de junho, o bumbá se organiza para outro grande evento, dia 30 de outubro, para celebrar oficialmente o aniversário de 108 anos, com o tema “Tradição que Renasce”. É com este sentimento que os torcedores lotaram as dependências do Curral Zeca Xibelão, munidos de carteira de vacinação atualizada, e dançaram os maiores clássicos da história do Boi Caprichoso.

A programação começou com uma benção especial a todos os artistas e marujeiros, que rogaram a padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo, proteção a todos aqueles que atuam na construção dos eventos ligados à cultura e o folclore em Parintins. O momento, conduzido por padre Paulo Di Lello, foi cercado de emoção e esperança.

Para o torcedor Rainer Sarmento, a volta dos eventos do Boi Caprichoso representa ‘felicidade’. “São dois anos que a gente sente saudade de estar aqui nos ensaios, no Zeca Xibelão, e hoje poder acompanhar este momento é uma alegria muito grande, pois renova a nossa esperança de que tudo pode voltar ao normal. E realmente, a vida sem o Caprichoso não existe”, ressalta.

O prefeito de Parintins e sócio-fundador do bumbá, Frank Bi Garcia, destaca a retomada das atividades culturais após o município avançar com a imunização da população contra a Covid-19. “O Festival de Parintins conseguiu provar para o Brasil e o mundo que é possível melhorar a qualidade de vida de um povo através da cultura, e hoje, depois de toda crise da pandemia, a gente volta com os grandes eventos culturais, e presenciar o aniversário do Caprichoso representa dizer que nós vamos vencer”, enfatiza.

Desde quando assumiu a administração do bumbá, esta foi a primeira vez que o presidente do Caprichoso, Jender Lobato, ouviu os instrumentos da Marujada de Guerra no Curral Zeca Xibelão. “É um sentimento de gratidão. Eu fico muito feliz em ver a nação presente e, pela primeira vez, sentir essa emoção como presidente. Hoje é um recomeço e nada melhor do que celebrar a vida no dia do aniversário do nosso boi, afinal são 108 anos de história, de uma trajetória vitoriosa que nos orgulha muito”, destaca.

Durante o evento, o presidente Jender Lobato lançou a nova carteira do sócio torcedor, as quais serão entregues a todos aqueles que estão em dia com suas mensalidades perante à Associação Cultural. Também nesta noite foi liberado o sinal de internet grátis aos torcedores, concretizando dessa maneira o projeto “Curral Digital”, que torna o Zeca Xibelão o primeiro de Parintins a oferecer o serviço gratuitamente à população.

Inovação: Boi Caprichoso torna Zeca Xibelão o primeiro Curral Digital de Parintins

Antenado com a novidade e a tecnologia, o Boi-Bumbá Caprichoso inaugura hoje, 20, o “Curral Digital”, que vai conectar o torcedor azulado ao mundo através da internet. O torcedor azul e branco que comparecer ao curral Zeca Xibelão vai ter acesso gratuito à internet Wi-Fi. Uma iniciativa inédita do presidente, Jender Lobato, que adequa o bumbá aos avanços da modernidade e se configura como o primeiro bumbá totalmente digital.

Para o presidente Jender Lobato, o Caprichoso sempre está na vanguarda de grandes apresentações e de iniciativas produtivas que ajudam a desenvolver ainda mais o folclore parintinense. “É mais uma adequação do Caprichoso à tecnologia. Temos que usar a tecnologia a nosso favor e hoje o Caprichoso instala wi-fi 100% gratuito no curral Zeca Xibelão”, destacou.

Jender acredita que a internet é uma ferramenta indispensável para o crescimento do Festival de Parintins e que o bumbá está ciente da importância de se adequar aos meios atuais de trabalho. “A gente traz esse grande marco para o Caprichoso. Caprichoso 100% digital, Caprichoso 100% conectado. É mais uma inovação e mais uma atração para você vir ao nosso curral”, ressaltou Jender.

O Curral Digital é uma parceria do Boi-Bumbá Caprichoso com a empresário parintinense Mauro Júnior, da MJ Informática, que investe em tecnologia e na cultura do Boi-Bumbá. Com esta iniciativa, a MJ Informática impulsiona definitivamente o Caprichoso para a era digital e leva o torcedor, através da internet, para as redes sociais.

Por Eldiney Alcantara

Boi Caprichoso divulga credenciamento de imprensa para Festa de 108 anos

A Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso divulga o edital de credenciamento dos profissionais de comunicação, que atuarão na cobertura jornalística da Festa de Aniversário do Boi-Bumbá Caprichoso – 108 anos. O evento acontecerá no dia 30 de outubro, no curral Zeca Xibelão.

Jornais impressos, revistas, emissoras de rádio e televisão, programas independentes de televisão, agências de notícias e sites podem ser credenciados. O credenciamento será feito mediante o envio de documento de solicitação das empresas com documentação necessária.

Os pedidos de habilitação para a cobertura da Festa de Aniversário do Boi-Bumbá Caprichoso – 108 anos devem ser enviados, exclusivamente, para o e-mail do bumbá imprensa.boicaprichoso@gmail.com, com início no dia 20, quarta-feira, às 15h, até o dia 25 de outubro, segunda-feira.

Os veículos poderão credenciar os seguintes profissionais e quantitativos:

Televisão: repórter, cinegrafista e assistente

Portais de notícias e blogs: repórter e fotógrafo

Rádio: repórter

Jornais impressos e revistas: repórter e fotógrafo

Na solicitação de credenciamento devem constar as seguintes informações: nome do profissional, veículo onde atua, foto 3×4 e função.

Caprichoso retoma ensaios da Marujada nesta quarta-feira, 20 de Outubro

Nesta quarta-feira (20/10), quando se comemora 108 anos do Boi Caprichoso, a Marujada de Guerra volta ao curral Zeca Xibelão para o primeiro ensaio em preparação à Festa de aniversário que vai acontecer no dia 30 de outubro. O evento segue um rigoroso protocolo de segurança em saúde.

Para marcar esse recomeço, a diretoria do Boi Caprichoso fará a benção do curral e dos trabalhadores azulados. A programação terá ainda a inauguração de espaços como o novo setor administrativo, que passa a funcionar anexo a Escola de Arte Irmão Miguel de Pascalle.

No mesmo dia, os instrumentos da Marujada rompem o silêncio no Curral Zeca Xibelão, pois será o primeiro encontro da nação azul e branca com os marujeiros desde o decreto da pandemia da Covid-19. O presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, enfatiza que esse será o primeiro encontro do torcedor com o bumbá em sua gestão. “Desde quando assumi o Boi Caprichoso será o primeiro evento com público da minha gestão e estou muito feliz com isso, pois trabalhamos muito para que esse momento chegasse”, ressalta.

Os diretores da Marujada de Guerra, Thiago Benoliel e Diego Lopes, afirmam que esse é o dia mais esperado dos marujeiros e do torcedor azulado. “Vamos sentir a emoção de perto e matar a saudade do nosso touro negro Caprichoso”, convocou Benoliel.

Ingressos

A festa de aniversário do Boi Caprichoso está agendada para o dia 30 de outubro, sábado, no Curral Zeca Xibelão. Os ingressos são vendidos no curral Zeca Xibelão desde a última sexta-feira e as mesas se esgotaram em menos de 10 horas. A programação neste dia conta com a inauguração da Praça da Tradição, Loja Caprichoso, Consultório Odontológico, hasteamento do pavilhão azul e branco e recepção à Caravana Azulada.

Caravana Azulada

Quem mora em Manaus pode participar da programação comprando os passaportes para a Caravana Azulada, que chegará no dia do evento na Ilha Tupinambarana. O Movimento Marujada inicia nesta quarta-feira (20/10) a venda dos ingressos da festa de 108 anos do Boi Caprichoso para quem vem a Parintins no barco do Movimento. Os ingressos de Pista, VIP e Extra VIP serão comercializados no Bar do Lourinho (Av. Constantino Nery, 2230 – Chapada). As vendas são exclusivas para quem já assegurou passaporte da Caravana Azulada, mediante comprovação.

No domingo, uma feijoada dará sequência a programação azulada. De acordo com o presidente do Movimento Marujada, Beto Vital, será um grande encontro da nação azulada. “No domingo teremos uma grande feijoada, padrão Caprichoso, padrão Movimento Marujada. Vamos começar ao meio dia e levar pela tarde inteira”, anuncia.

Boi Caprichoso anuncia aniversário de 108 anos com uma grande festa no dia 30 de outubro

O retorno oficial das atividades do Boi-Bumbá Caprichoso será marcado com uma grande festa de aniversário a ser celebrada no dia 30 outubro, com 100% de público, no curral Zeca Xibelão, e o primeiro rufar da Marujada de Guerra. O anúncio foi feito pelo presidente da Associação Cultural, Jender Lobato, em reunião com a diretoria executiva no Conselho de Artes, no Galpão Central de Alegorias, na tarde desta terça-feira (05/10).

Lançamento do álbum “Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito – Volume 02”, do “O Livro da Toada: Uma Antologia Caprichoso”, ambos produzidos com recursos da Lei Aldir Blanc, além da inauguração de um conjunto escultórico em reverência à figuras emblemáticas da história do bumbá, estão no cronograma de entrega do Boi Caprichoso no mês de outubro. O aniversário do bumbá é oficialmente no dia 20 de outubro, mas a festa será dia 30.

Conforme Jender Lobato, o aniversário do Boi Caprichoso com 100% de público só foi permitido, em virtude da liberação das festividades em locais públicos deliberada pelo Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus de Parintins, em consequência da redução de casos e da aceleração da vacinação no município. “Sejam bem-vindos ao Boi Caprichoso. Eu gostaria de contar com a presença de todos, para recomeçarmos tudo, em preparação ao festival de 2022”, afirmou.

O presidente do Boi Caprichoso comunicou que o Movimento Marujada organiza a Caravana Azulada, com 700 pessoas. Todos deverão apresentar comprovante de imunização completa contra a Covid-19 e ainda passarão por teste RT-PCR, com resultado negativo, antes de entrar no barco no porto de Manaus. A festa de 108 anos do Boi Caprichoso será dentro de um padrão, com ingresso de pista ao valor de R$ 30,00, com direito à camisa personalizada.

Jender Lobato também declarou que nove torcedores que adquiriram mesas para o lançamento do álbum “Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito”, em março de 2020, cancelado com a declaração mundial da pandemia, terão acesso ao curral Zeca Xibelão. Os ensaios da Marujada de Guerra, com os músicos, a banda e os levantadores de toadas, começam no dia 20 de outubro, com missão em ação de graças pela vida e cântico dos parabéns, no curral Zeca Xibelão.

Por Gerlean Brasil