Qualidade de vida e trabalho: gestão de Jender Lobato revitaliza patrimônios do Caprichoso

 

Na gestão de Jender Lobato e Karu Carvalho, o Boi Caprichoso conseguiu investir nos próprios bens azulados, valorizar o artista e intensificar a participação do sócio torcedor. Galpão central, Curral Zeca Xibelão, Escola de Arte Irmão Miguel de Pascalli e Galpão de fantasias são destaques nesta revitalização do patrimônio Caprichoso. Uma iniciativa de construir um boi forte que proporcione maior bem-estar à nação azul e branca. A ideia é potencializar o artista, construindo espaços agradáveis e seguros.

Hoje o Curral Zeca Xibelão tem nova estética, funcionalidade, segurança e abraça o torcedor azulado. O local foi restaurado em seus diversos espaços como palco, áreas de convivência, camarins, banheiros, stands, salas administrativas, praça, camarotes e bar. Uma estrutura pensada para dar comodidade ao público. “Nos preocupamos em fazer um boi vencedor dentro e fora da arena. Enquanto não tínhamos Festival, nos dedicamos ao máximo em trazer de volta dignidade ao povo Caprichoso com ações sociais, serviços e, de forma especial, revitalizar o patrimônio do Boi, o patrimônio da nossa nação. Entendemos que precisamos cuidar bem da nossa gente, dos nossos bens e, assim, ser vencedor de verdade”, destacou o presidente Jender Lobato.

O galpão de alegoria também recebeu atenção na gestão de Jender Lobato. Um cuidado especial voltado para a segurança do artista. Equipamentos de Proteção Individual (EPI), rotas de fuga, espaços limpos, instalação adequada de sistema de energia elétrica e uma série de melhorias voltada para que o trabalhador possa desenvolver seu talento no mais alto patamar possível. “Essas reformas dos galpões possibilitam ao artista uma melhor qualidade de trabalho, visto que, ele está num ambiente de qualidade e isso é muito vantajoso, tanto para o artista que tem uma melhora no seu local de trabalho, quanto para o boi que com certeza vai ter um resultado muito melhor na arena. Essas reformas, esses investimentos que estão sendo feitos nos galpões do boi Caprichoso com certeza estão sendo bem favoráveis”, afirmou o artista de ponta do Caprichoso, Alex Salvador.

No galpão de fantasias atuam mais de 60 trabalhadores como costureiras, soldadores, aderecistas, figurinistas, serviços gerais, vigilantes e administrativos. O local passou por grandes transformações com ações como limpeza geral, pintura, restauração do sistema elétrico, instalação de instrumentos e medidas de segurança. “Isso ajuda bastante por conta da melhor qualidade de trabalho dos artistas que entraram em galpão. É a qualidade humana de trabalho. Assim, eles podem trabalhar mais felizes, mais à vontade. O presidente fez a reforma e com certeza a gente tem uma segurança melhor”, destacou a diretora do galpão de fantasias, Yasmin Amorim.

A recuperação dos patrimônios do Caprichoso é uma política de trabalho que vai continuar o ano todo. Para o presidente do Conselho de Arte, Erick Nakanome, os projetos de revitalização são pensados para valorizar ainda mais os bens da nação azul e branca e proporcionar bem-estar ao artista, ao torcedor e a todos que visitam o Boi. “É o Caprichoso novamente se dignificando, colocando os espaços dos seus trabalhadores, dos seus brincantes e torcedores com um caráter de mais de dignidade. É maravilhoso entrarmos nos espaços do boi e ver os ambientes pintados, organizados, limpos e higienizados. Dando uma cara nova para apagar também aquele período desagradável de dor e problemas que nós tivemos durante o período da pandemia. Cuidar do patrimônio do Caprichoso é cuidar do próprio Caprichoso e, consequentemente, das pessoas que tornam e formam o Boi”, destaca Nakanome.

Fotos: Pedro Coelho e Lucas Paulino

Emoção, devoção e agradecimento marcam presença de Nossa Senhora do Carmo no galpão do Caprichoso

A imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo visitou nesta quinta-feira (26) os trabalhadores do Galpão Central de Alegorias do Boi-bumbá Caprichoso. A padroeira de Parintins foi recepcionada com fé e emoção por artistas, diretores e conselheiros de arte, que possuem uma devoção especial à Virgem do Carmelo.

A protetora da cidade é um dos pilares da fé do povo parintinense e faltando menos de um mês para o Festival Folclórico de Parintins, a visita ao local de trabalho dos artistas foi motivo de orações para que tudo possa ocorrer conforme o planejamento para o projeto de arena.

O artista plástico Claudenor Alfaia, popularmente conhecido como “Nonôca”, disse que a equipe espera todos os anos pela visita da padroeira. “A gente espera todos os anos essa maravilhosa visita, na qual a mãe de Deus vem nos fortalecer, não só na fé como também na inspiração. Nós temos Nossa Senhora como nosso refúgio e ficamos gratos por ela está aqui conosco”, enfatiza.

O coordenador da peregrinação, Adilson Santos, destaca que a visita possui um caráter muito especial, sobretudo de bênçãos aos artistas e suas famílias. “A Virgem do Carmelo traz sua bênção e proteção para esses trabalhadores. Foram dois anos sem essa chegada no galpão, agora eles podem continuar trabalhando em segurança e confiantes no sucesso na arena”, destaca.

O vice-presidente do Caprichoso, Karu Karvalho, comentou sobre a importância de Nossa Senhora na vida dos artistas. “Os artistas ficam nos perguntando quando é que a santa vem, e hoje ela chegou aqui para cumprir sua missão de abençoar e proteger cada trabalhador que tem nela uma devoção e confiança especial. Que o nosso trabalho seja digno de sua visita e traga o título de campeão do Festival Folclórico de Parintins”, finaliza.

Fotos: Beatriz Sarmento

Boi Caprichoso em contagem regressiva para o título do maior festival de todos os tempos

 

Presidente Jender Lobato trabalha gestão organizacional para a construção do grande espetáculo “Amazônia, Nossa Luta em Poesia”

O torcedor azulado já vive a ansiedade, a exatamente um mês de espera, para viver o grande espetáculo “Amazônia, Nossa Luta em Poesia” na arena do Bumbódromo, que está em ritmo acelerado de construção nos galpões, ateliês e no curral Zeca Xibelão. A montagem de cada peça desse quebra-cabeça chamado boi de arena é minimamente acompanhada, diariamente, pelo presidente Jender Lobato, que trabalha forte administrativamente para consagrar o Caprichoso campeão do 55ª Festival Folclórico de Parintins.

O projeto 2022 ganhou um triplo sentido para a diretoria e Conselho de Artes, em continuidade à preparação que estava em execução desde 2020, quando foi interrompida pela situação de emergência de saúde pública mundial causada pela pandemia da Covid-19 no momento em que o Caprichoso entraria nos galpões para os trabalhos do projeto “Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito”. Para Jender Lobato, o título que o Caprichoso trabalha para conquistar equivale a três campeonatos 2020/2021/2022.

O clima do festival de Parintins, conforme o dirigente azulado, pode ser percebido com a presença maciça de torcedores nos eventos do Caprichoso em Parintins e em Manaus na temporada. “Estamos em um grande preparativo para esse festival imenso que o Caprichoso faz para a nação azul e branca. Os artistas e colaboradores estão a todo vapor na construção do melhor projeto boi de arena. O Caprichoso prioriza sempre o seu trabalhador, a sua arte e a humanização de todos os setores”, afirma Jender.

O presidente destaca a gestão organizacional para proporcionar dignidade e respeito a todos os segmentos envolvidos no espetáculo. “Temos uma harmonia dentro dos galpões. Vamos ser consagrados com uma grande apresentação nas três noites (24, 25 e 26 de junho). Ao mesmo tempo, conquistarmos a nação e os jurados para que a gente possa ser campeão do festival. Tenho certeza que nossos itens darão o melhor de si e vamos fazer deste o maior festival de todos os tempos, um festival que vai valer por três”, decreta o dirigente.

Fotos:  Pedro Coelho e Emerson Cardoso.

Boi Caprichoso confirma atrações para 3ª Tarde Alegre Infantil neste domingo

Os cantores Paula Gomes e Cássio Gonçalves, o apresentador oficial substituto Marcos Felipe, o apresentador mirim Werlison Medeiros e a Banda Canto Parintins estão confirmados no Curral Zeca Xibelão, na Tarde Alegre Infantil Azul e Branca neste domingo (22/05). A programação é organizada pelo Centro de Documentação e Memória (Cedem) da Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso, coordenador pelo professor de história e conselheiro de arte, Diego Omar da Silveira.

A Tarde Alegre Infantil é realizada pelo Boi Caprichoso desde o dia 08 de maio, com abertura do curral às 16h30. “O boi demonstra preocupação em manter o vínculo entre as novas e as antigas gerações. É um espaço para as crianças, com atividades das mais variadas para que se divirtam ao encontrar sua própria história, a sua identidade. Essa atividade ganha um novo patamar financiada por editais de cultura voltados ao fomento e à preservação do patrimônio”, explica Diego Omar.

O presidente do Caprichoso, Jender Lobato, reconhece o trabalho do Cedem em fazer acontecer o evento na temporada 2021 com projeto aprovado na Lei Aldir Blanc. As crianças azuladas desfrutam de um espaço no Curral Zeca Xibelão para poder brincar, curtir, cantar toadas e viver o sonho de ser item mirim, até o dia dia 12 de junho. “A cada domingo temos uma programação diferente e com a presença de apresentadores que fazem parte da história ou gente formada na Escolinha de Artes”, finaliza Diego Omar.

Fotos: Pedro Coelho

Cuidar do artista: Caprichoso leva atendimento médico aos trabalhadores do galpão

 

Com o objetivo de cuidar do artista azul e branco, o Boi-Bumbá Caprichoso realizou na manhã de hoje, 18, no Galpão Central, uma ação em saúde que atendeu mais de 300 colaboradores. A iniciativa faz parte do planejamento da gestão de Jender Lobato e Karu Carvalho em manter constante atenção ao povo Caprichoso.

A iniciativa contou com parceria da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dom Arcângelo Cerqua, que disponibilizou 11 profissionais entre médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, técnico em enfermagem e fisioterapeuta. O artista azul recebeu serviços como triagem, vacina contra a Covid-19, acompanhamento psicológico, fisioterapia, teste de glicose e demais atendimentos médicos.

O soldador Erick Ian Costa, 18 anos, recebeu a terceira dose da vacina contra a Covid-19. É a primeira vez que ele trabalha no galpão de alegorias e se impressionou com o cuidado que o Boi Caprichoso demonstra ao artista. Após fazer o teste de glicose e tomar vacina contra Covid-19, a aderecista Neide Soares, 42 anos, confirmou que o bumbá sempre mostrou essa preocupação com a saúde do trabalhador. Ela atua no boi desde 2014 e se sente segura em trabalhar no Caprichoso. “O cuidado do boi aqui com a gente, com os artistas é maravilhoso. Não tenho o que me queixar. O acompanhamento médico e de outras coisas que a gente precisa tem que continuar”, destacou Neide.

A ação foi coordenada pelo enfermeiro de galpão do Caprichoso, Ivanzes Azedo Dray. Segundo ele, é importante manter ações em saúde ao trabalhador. “Essa ação é importante para verificar a saúde dos trabalhadores. Saber por quais situações eles passam, o que precisa ser feito para ajudar no tratamento e querendo ou não ajudar na forma de trabalho. O Boi Caprichoso se preocupa bastante com os trabalhadores, por isso houve essa necessidade de fazer essa ação e ajudar assim todos de uma forma bem saudável”, destacou.

O vice-presidente do Caprichoso, Karu Carvalho, também participou da ação e pôde atualizar a carteira de vacinação. Ele assegura que a gestão azulada vai manter esse cuidado com todos os artistas do bumbá. “É mais uma parceria do Caprichoso juntamente com a Secretaria de Saúde de Parintins. É a segunda ação que fizemos, uma em abril e outra em maio. Uma iniciativa muito positiva que abrange vários tipos de atendimentos. Estamos preparando o artista, preparando a administração, todos do Caprichoso para fazer um belíssimo festival. Se Deus quiser, com saúde e com muita alegria, trazer esse título”, declarou confiante.

Fotos: Eldiney Alcântara

Caprichoso acredita que Porto entra no Festival de Parintins para engrandecer espetáculo

A edição de 2022 do Festival Folclórico de Parintins terá um grande reforço da Porto, empresa que agregará no engrandecimento do espetáculo Caprichoso. A entrada da marca ocorreu no fim do ano passado. “Foi com muita alegria que no final de 2021 recebemos a confirmação da entrada de uma companhia no rol de patrocinadores do maior evento cultural do norte do Brasil”, assegurou o presidente da Maná Produções, André Guimaraes.

A Porto é agora patrocinadora oficial do Festival Folclórico de Parintins, evento que acontecerá em 2022 nos dias 24 e 26 de junho.

A Porto é muito mais que uma seguradora e há muitos anos investe na cultura brasileira. Mas, esta é a primeira vez que um grande evento do Norte é contemplado em meio a tantos projetos de todo o país.
A presença de uma empresa como a Porto não só colabora com a manutenção de um patrimônio brasileiro, como também fomenta a cultura, a arte e o folclore nacional. Além disso possibilita a geração de empregos a centenas de artistas ribeirinhos responsáveis pela evolução mágica dos bumbás.

O presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, entende que quando uma marca Nacional como a Porto agrega sua marca ao Festival de Parintins significa que o evento realizado no Bumbódromo é um excelente produto. “Recebemos a Porto no Festival de Parintins de braços abertos. É muito importante não só financeiramente, mas também que tenhamos empresas do quilate da Porto no festival, pois vai incentivar outras marcas a agregar a sua marca ao festival”, avaliou.
Ao comemorar a chegada da companhia, Jender Lobato, assegura que a Porto vai contribuir para a realização de um grandioso espetáculo. “Muito obrigado a Porto, sejam muitos bem vindos e tenham certeza que com seu apoio vamos realizar o maior festival de todos os tempos”, concluiu

Caprichoso reúne artistas de figurino e costureiras para o início dos trabalhos nos ateliês

O encontro ocorreu no Complexo Zeca Xibelão e marca o retorno de figurinistas, aderecistas e costureiras ao Festival Folclórico de Parintins

 

O brado “Amazônia, nossa luta em poesia” é erguido pelo talento e qualidade de artistas renomados do Festival Folclórico de Parintins. Nesta quinta-feira (12/05), o presidente do Boi-Bumbá Caprichoso Jender Lobato, o vice-presidente Karu Karvalho e membros do Conselho de Arte reuniram e deram boas-vindas aos figurinistas, aderecistas e costureiras que compõe a tecedura do projeto de arena 2022. O encontro ocorreu no Complexo Zeca Xibelão.

A reunião marca o retorno dos profissionais aos galpões e ateliês após duas temporadas com os serviços paralisados, em virtude da pandemia da Covid-19. O artista de fantasia Mário Oliveira afirma que após o período de dificuldades superado, o foco é o título da temporada. “O objetivo nosso dentro dessa alegria toda é ser campeão do festival. Para isso, estamos unidos e empenhados para construir um grandioso espetáculo”, destaca.

A costureira Socorro Ferreira, que há dez anos atua no Caprichoso, era só alegria durante o encontro e afirma que está confiante no trabalho que a equipe tem pela frente. “É uma felicidade enorme rever os amigos e observar que temos um grande desafio até junho. Agora que passou esse perrengue da pandemia, vamos nos unir para apresentar um belíssimo trabalho”, enfatiza.

O artista de fantasia, Tarcísio Gonzaga, enaltece que mesmo com a redução dos casos relacionados à pandemia, o Caprichoso adota um protocolo sanitário rigoroso para manter a segurança dos trabalhadores. “Esse cuidado mostra a valorização que a diretoria tem conosco, principalmente nesse processo de retomada. Vai ser o festival da superação e com esse reconhecimento que recebemos, eu não tenho dúvidas que idealizaremos lindas indumentárias para conquistar nosso título”, expressa.

O presidente do bumbá Jender Lobato comenta que o Caprichoso recebe com entusiasmo todos os seus artistas e projeta três apoteóticas noites de apresentação no mês de junho. “Hoje é um dia festivo não somente para mim, mas como para toda nação azul e branca. O Caprichoso valoriza sempre o seu trabalhador e por isso nos organizamos para recebê-los com dignidade e respeito mais uma vez. Oferecer um ambiente digno gera harmonia nos galpões que é fundamental para a construção do nosso tão almejado título de campeão”, assegura.

O 55º Festival Folclórico de Parintins ocorre nos dias 24, 25 e 26 de junho.

Caprichoso quita dívida com a Equilíbrio e reduz déficit financeiro em mais de R$ 1 milhão

O presidente da Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso, Jender Lobato, conseguiu efetuar todo o pagamento do acordo com a empresa Equilíbrio, que se arrastava desde a década de 2000 e causou problemas com a Justiça. A diretoria azulada quitou o débito total estimado em pouco mais de R$ 1,1 milhão com a empresária Ana Paula Perrone na quarta-feira (11/05).

Jender Lobato finalizou o acordo com a Equilíbrio que gerou consequências sérias ao bumbá, com a iminência de leilão do galpão de alegorias. O presidente, quando assumiu a gestão do Caprichoso em setembro de 2019, já reverteu a penhora do patrimônio, com a atuação do grupo de advogados parceiros do bumbá do escritório Lira Góes, e negociou a dívida com Ana Paula Perrone.

O dirigente explica que não foi possível cumprir o acordo nos dois primeiros anos da presidência, por conta da pandemia da Covid-19 que afetou a realização do Festival Folclórico de Parintins em 2020 e 2021. “Uma das cláusulas era de que a gente faria o pagamento no mês de julho, logo após o festival. Agora, conseguimos finalizar e cumprir esse acordo com a Ana Paula Perrone”, assegura.

Jender Lobato agradeceu Ana Paula Perrone, embora o processo estivesse em andamento na Justiça, pela paciência em saber esperar e compreender o momento de escassez de receita, no período da pandemia até a retomada do festival. “Nosso galpão de alegorias está seguro para trabalharmos nele. Para fazermos um boi de arena campeão, precisamos honrar nossos compromissos”, enfatiza o presidente.

Fotos: Arleison Cruz

Boi Caprichoso lança inédito encarte digital e ultrapassa 100 mil plays no Spotify O bumbá inaugura tendência ao lançar o inédito Digital Booklet

O Boi Caprichoso segue tendência internacional do mercado digital da música, a exemplo de Lady Gaga, U2, Shakira, Adam Lambert, Sam Smith e Adele, ao lançar o inédito encarte completo do álbum “Amazônia Nossa Luta em Poesia”. E dentre as 13 obras musicais, em menos de uma semana nas plataformas digitais, “É Festa de Novo!”, do compositor Adriano Aguiar, já viralizou como hit mais tocado pela playlist Viral Manaus do Spotify Brasil.

O Digital Booklet tem 21 páginas e foi concebido pelo diretor de mídias sociais do bumbá, jornalista Roberto Sena, para disponibilizar as letras das toadas do álbum 2022, com fotos de itens e ficha técnica completa. Os feitos são comemorados pelo presidente do Caprichoso, Jender Lobato. “Todo dia existe uma novidade no mercado da música e o Caprichoso é antenado a todos os avanços. Esse lançamento, com certeza, deixar a nação azul e branca próxima do projeto boi de arena”, avalia.

O dirigente azulado assegura que o mundo inteiro, agora, tem acesso à ficha técnica, às letras das toadas e ao glossário, para se inteirar, de forma correta, de todo o conteúdo do projeto musical 2022. “É mais um atrativo para que as pessoas aprendam a cantar as nossas toadas que já caíram no gosto da nação azul e branca, dos apaixonados pelo Boi Caprichoso”, enfatiza Jender Lobato. O álbum 2022 tem a assinatura dos produtores musicais, Bennett Carlos, e Neil Armstrong, com mixagem e masterização de Alisson Low.

O produto, gravado na voz do levantador de toadas, Patrick Araújo, tem alto grau de qualidade. As 13 toadas foram produzidas em tempo recorde, menos de um mês. “Entramos no dia 02 de abril e entregamos no dia 25 de abril. Isso tudo é resultado do edital de seleção de toadas que exigia a pré-produção avançada ou toadas somente voz e violão. Uma estratégia acertada do Boi Caprichoso para otimizar tempo”, relata Roberto Sena, também assistente de produção.

Produção musical

Com as 13 toadas anunciadas em março, os produtores musicais trabalharam com tranquilidade na criação. “Em uma semana, aproximadamente, eu e o Neil, nos encontramos no estúdio para fazer ajustes e definições, de acordo com o que o Conselho de Arte indicou. Eu já aproveitava para definir os arranjos de metais e gravar os teclados. Na toada, são gravadas várias camadas de teclado. Isso é um processo bem delicado e leva tempo”, descreve Bennett Carlos.

Logo depois das partituras e cifras serem escritas, Bennett Carlos e Neil Armstrong entraram em estúdio para começar a gravação de percussão, harmonia, backings, metais e as vozes do levantador de toadas, com a participação do apresentador, Edmundo Oran. ” A expectativa é a melhor possível, com a grande aceitação do público, porque criamos um repertório adequado ao espetáculo. Surpresas estão sendo guardadas para cada momento da arena”, revela o produtor musical.

As toadas do álbum do Boi Caprichoso contemplam todos os itens individuais femininos, o pajé, Erick Beltrão, a galera e transcendem em musicalidade. “Esse álbum é recheado de novidades. Desde a toada “A Friagem” que tem um arranjo mais orquestral, toada “Senhor das Águas”, que tem um diferencial bem marcante da guitarrada do Pará. As demais toadas desse álbum são bem dançantes e empolgantes. Tudo feito com muito carinho para a nação azul e branca”, acrescenta Neil Armstrong.

Confira o Top 5 no Spotify Brasil

Álbum: Caprichoso 2022 – Amazônia: Nossa Luta em Poesia • 100.593 ▶️

1° É Festa de Novo! ▶️ 10.474

2° Bela Valentina ▶️ 9.893

3° Amazônia: Nossa Luta em Poesia – Manifesto do Povo Floresta ▶️ 9.605

4° Guerreira das Lutas ▶️ 9.328

5° Deusa da Cultura Popular ▶️ 8.583

Ouça agora o álbum no Spotify: https://open.spotify.com/album/7uS18YU98qkGz0zrRNYuYx

Baixe o Digital Booklet aqui: https://app.box.com/s/feixif5ueux0lbpr8estmj3vrqlb5rjz

Visualize o Digital Booklet aqui: https://issuu.com/robertosena7/docs/digital_booklet_caprichoso_2022_amazo_nia_nossa_l

Emoção, homenagens e tradição na volta da Tarde Alegre ao Curral Zeca Xibelão

Um Dia das Mães especial para a garotada azulada, que voltou a animar o curral Zeca Xibelão com o retorno da Tarde Alegre Infantil. Brincadeiras, músicas, presentes e muita diversão fizeram parte da programação azul coordenada pelo Centro de Documentação e Memória Caprichoso, o CEDEM.

Foi uma tarde realmente muito alegre, feita para a curuminzada. O Caprichoso instalou um parquinho infantil, fez sorteio de brindes, distribuiu guloseimas, tocou toadas e fez a diversão de mães e filhos que encheram o curral de sorrisos. Tudo isso, ao comando do idealizador e apresentador oficial da Tarde Alegre Infantil, Walter Lobato, que se mostrou feliz com o retorno da festa.

Para o conselheiro de arte e coordenador do CEDEM, Diego Omar, a Tarde Alegre tem uma importância social muito grande, pois democratiza o acesso ao curral e cria um espaço voltado para as novas gerações de apaixonados pelo Caprichoso. “Essa é uma tradição do Caprichoso, de cuidar, de reservar um lugar pras crianças na sua programação, pra fazer essa relação entre os mais velhos e as crianças. Mais do que nunca a gente tem que cuidar para que os mais jovens se interessem por esse elemento fundamental da cultura, da identidade parantinense que é o boi-bumbá”, explica Diego Omar.

Tradição e nova geração

A Tarde Alegre Infantil tem uma importância cultural, social e artística muito forte para o Boi Caprichoso e Parintins, uma vez que possibilitou mostrar diretamente à meninada a cultura do Boi-Bumbá. Um evento, especialmente, criado para o futuro Caprichoso e que começou lá atrás, com a nossa Escola de Artes. “É uma alegria muito grande esse retorno. Hoje a gente, após a pandemia, volta com força total e vê as crianças aqui presentes, com todo esse evento só pra elas. É uma felicidade ver a criançada feliz, brincando o boi”, diz o conselheiro de arte, Erick Nakanome.

Gabriela Beltrão, 26, tem uma história longa e de boas memórias com a festa. Em 2010 foi eleita cunhã-poranga da Tarde Alegre. Agora ela traz o filho Bernardo Beltrão, 07 anos, para brincar como brincou na infância.
“Eu fico muito feliz por ele. Nós estamos passando pra ele o nosso amor pelo Caprichoso e ele gosta. Fico muito feliz por ele ser Caprichoso. Isso é tradição de família. Nós todos somos Caprichosos e isso passa de geração pra geração e graças a Deus ele é Caprichoso”, destaca ela que também é irmã do pajé do Caprichoso, Erick Beltrão.

Já o pequeno Antony Romano, 11 anos, chamou a atenção do público, brincando de tripa do boizinho que estava no palco azulado. Incansável, ficou até o fim da festa e só parava quando a atenciosa mãe, Claudia Romano, 35 anos o chamava para lhe dar água. Ela também participava da Tarde Alegre e foi dançarina do Boi. Conta que Antony “já nasceu assim, com esse amor pelo Caprichoso”. Segundo a mãe, “o Antony desde muito pequeno, um aninho, já começou a demonstrar que gostava das toadas do Caprichoso. Gostava muito de azul e desde daí ele vem alimentando esse amor”, revela.

Fotos: Pedro Coelho