Boi Caprichoso apresenta à imprensa projeto campeão “Cultura – O Triunfo do Povo”

 

Em uma noite regada a tacacá, beiju e toada, o Boi Caprichoso apresentou à imprensa o projeto de arena “Cultura, O Triunfo do Povo”. O encontro reuniu os profissionais da comunicação na Escola de Artes Irmão Miguel de Pascale e foi conduzido pelo Conselho de Arte com participação do presidente Rossy Amoedo e itens oficiais.

O momento também contou com as ilustres presenças de lideranças indígenas, negras e que lutam pela causa ambiental como o tuxaua David Kopenawa, Vanda Witoto, Ângela Reis (filha de Chico Mendes), Alessandra Munduruku, Sâmela Sateré, Beto Morubo, Djuena Tikuna, Thais Kokama, Nelson Mendes e J. Cunha.

A apresentação do projeto campeão do festival foi feita por um dos grandes estudiosos da cultura e presidente do conselho de artes, Erick Nakanome. Ele explanou as noites e os pontos principais do espetáculo, embasando cada momento artístico, cênico e coreográfico.

“O Caprichoso conta aquilo que nós cantamos na nossa toada, o triunfo construído pelo povo de Parintins, um orgulho que nós temos falado, a nossa cultura e será apresentado na arena a partir dessas três palavras chaves: raiz, tradição e saberes, que sustentarão a base fundamental do nosso projeto”, destacou Nakanome.

O presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, se mostrou confiante com o projeto e com todo o trabalho executado pelos artistas azulados. “Tem muito trabalho, tem muito sentimento envolvido, muita produção, muita dedicação. O caprichoso esse ano está melhor do que os últimos dois anos. De uma certa forma, isso nos dá segurança, credencia a gente, sim, e potencializa a nossa galera, potencializa nossos artistas. O clima no boi é um clima muito intenso de muita união”, disse Rossy.

Cultura – O Triunfo do Povo

O macro projeto “Cultura – O Triunfo do Povo” será apresentado em três espetáculos. Na sexta-feira (28 de junho) , “Raízes: o entrelaçar de gentes e lutas” abre as apresentações. “O Caprichoso, proclama o triunfo do povo com foco nas nossas culturas: culturas plantadas, nascidas e sustentadas no meio da Amazônia Brasileira, magistralmente triunfal no entrelaçar de negros e negras, indígenas, ribeirinhos e ribeirinhas, mestres e mestras da cultura popular local”.

O segundo ato (29 de junho) tem como tema “Tradições: o flamejar da resistência popular”. Nesta noite “a tradição é o fio condutor da narrativa. O boi vai falar daquilo que cultiva com todo o cuidado: as tradições que dão vida ao Boi Caprichoso. Tradições que não se vestem de pretensões de se manterem estanques, e sim aquelas que são experimentadas, revividas, (res)significadas diariamente no cotidiano do povo, do torcedor, renascendo em cada Festival”.

O Caprichoso fecha o espetáculo com a temática “Saberes: o reflorestar das consciências”. “O Boi Caprichoso torna-se, nesta noite, escoadouro de vozes da ancestralidade em diversas expressões de saberes. Saberes milenares. Nascidos em aldeias. Protegidos por mocambos. Navegantes em canoas, rabetas e barcos, por nossos ribeirinhos e ribeirinhas. De gente minorizada que semeou conhecimentos e, em metáfora popular, louva em procissões, reflorestando consciências. Reflorestar aprendido na necessidade de manter de pé o verde!”.

A revista oficial do bumbá pode ser acessada on line pelo link: Revista Digital – Caprichoso 2024

Para a concepção, desenvolvimento e execução do projeto de arena 2024: “Cultura – O Triunfo do Povo”, o Boi Bumbá Caprichoso recebeu patrocínio de parceiros públicos e privados. São eles: Governo Federal, Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Coca-Cola Brasil, Ambev – Brahma, Azul Linhas Aéreas, Bradesco, Petrobras, Tectoy, Eneva, Pixbet, O Boticário, Samel Planos de Saúde, Assaí Atacadista, Vivo, Bemol Lojas, Correios, Sherwin-Williams, InfoStore, Agência oficial: Maná Produções, Emissora Oficial: TV A Crítica e Apoio institucional da Prefeitura Municipal de Parintins e Amazonastur.

Fotos: Pedro Coelho, Arleison Cruz, Michel Amazonas e Alexandre Vieira
https://linktr.ee/boicaprichoso

Caprichoso realiza entrega gratuita de indumentárias para 400 Marujeiros


A cada véspera de espetáculo são entregues gratuitamente 400 indumentárias, que em 2024 tiveram recursos tecnológicos 

 

Na tarde desta, quinta-feira, 28, véspera da primeira noite do 57º Festival de Parintins, a Associação Cultural Boi Caprichoso, realizou a entrega das indumentárias da primeira noite de espetáculo aos 400 marujeiros de Parintins e Manaus, que estarão compondo o espetáculo rítmico na arena do Bumbódromo: Cultura – O Triunfo do Povo. Já na sexta-feira, os integrantes recebem as indumentárias, do sábado, e no sábado, recebem as indumentárias do domingo, completando assim as entregas gratuitas de todo time rítmico do Boi Bumbá Caprichoso. A Marujada de Guerra é composta por dois grupos rítmicos, um baseado em Parintins, outro baseado em Manaus, que quando se encontram foram um grupo de 400 marujeiros que tocam em 3 noites seguidas por 2h e 30 minutos, totalizando 7h e 30 minutos de espetáculo no Bumbódromo. Toda essa maratona vem sendo reconhecida pelos jurados do Bloco A (Comum / Musical), que desde 2015 mantém o item 3, Marujada de Guerra, invicto no Festival de Parintins.

Governo do Amazonas firma aditivo de R$ 1 milhão ao Termo de Fomento com o Boi Caprichoso

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, oficializou um aditivo ao Termo de Fomento nº 027/2024-SEC, destinando mais R$ 1 milhão à Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso. Esse reforço financeiro visa fortalecer a estrutura do boi azul e branco para sua participação no 57º Festival Folclórico de Parintins.

Com esse investimento adicional, o Boi Caprichoso poderá aprimorar ainda mais suas inovações artísticas, cenográficas e coreográficas, assegurando um espetáculo memorável na arena do Bumbódromo. O presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, destacou a importância desse apoio governamental. “Esse recurso nos permite consolidar nosso projeto para o festival, proporcionando melhores condições de trabalho aos artistas e mantendo a grandiosidade do nosso espetáculo”.

A parceria entre o Governo do Amazonas e o Boi Caprichoso reafirma o compromisso com a valorização da cultura amazônica e o fortalecimento das tradições regionais.

Com esse novo aporte financeiro, o Boi Caprichoso segue confiante e determinado a entregar um espetáculo inesquecível aos torcedores e patrocinadores.

 

Guindastes chegam em Parintins para o espetáculo do Boi Caprichoso

A preparação para o Festival de Parintins 2024 está a todo vapor, e os guindastes contratados para o espetáculo “Cultura – O Triunfo do Povo”, do Boi Caprichoso, já estão na concentração do Bumbódromo. Os equipamentos desembarcaram nesta manhã, 19 de junho, em Parintins.

Uma equipe do Boi Caprichoso, junto com a equipe da Tomiasi, coordenou o translado das estruturas, enquanto outra equipe preparou o local da concentração do Bumbódromo para a instalação adequada dos guindastes.

O diretor de concentração e logística, Zandonaide Bastos, explicou que a montagem envolve 19 profissionais e é feita exclusivamente para o Caprichoso. “Estamos fazendo a mobilização da carga que compõe todo o comboio, que traz o AC500 toneladas, o RT80, uma carreta com contrapeso e mais três carretas que vão trazer a montagem do gibe. Daqui a pouco começa a montagem do equipamento, para que possamos alinhar tudo e iniciar a montagem das alegorias. A configuração do equipamento leva três dias para ser montada, então acreditamos que até sexta-feira, pela manhã, ao meio-dia, estará tudo montado”, disse.

O presidente Rossy Amoedo acompanhou o desembarque e comentou: “Esse guindaste vai instalar nossas estruturas e equipamentos. Ele é essencial para a nossa apresentação, e por isso, não poderia deixar de estar presente. Seguimos comprometidos com nossa torcida e com nossos artistas, para que possamos sempre oferecer um espetáculo padrão Caprichoso. E este ano, o padrão será ainda mais elevado”, disse o presidente.

Sustentabilidade em Ação: Boi Caprichoso lidera projeto de reciclagem de ferro e isopor

Em uma iniciativa que reflete sua preocupação com o meio ambiente, o Boi Caprichoso tem se destacado ao buscar soluções responsáveis para o descarte de materiais como isopor e ferro. Reconhecendo a importância de práticas sustentáveis, o bumbá estabeleceu uma parceria com a empresa Royal Max para assegurar que esses materiais sejam encaminhados de forma adequada.

Por meio dessa colaboração, o ferro e o isopor coletados são enviados para Manaus, onde passam por processos de reciclagem e reutilização, minimizando o impacto ambiental. Essa ação não só diminui a quantidade de resíduos nos aterros sanitários, mas também promove a economia circular, onde os materiais são reintegrados à cadeia produtiva.

“O Boi Caprichoso segue empenhado em promover ações que beneficiem a natureza e a comunidade, reafirmando nosso compromisso com um futuro mais sustentável. Temos todo um processo, onde fazemos a prensagem do ferro em Parintins e enviamos a Manaus junto do isopor”, afirmou um dos diretores de Meio Ambiente do Boi Caprichoso, Affonso Rodrigues. Para ele, essa parceria é um passo importante para que o bumbá se torne referência em responsabilidade ambiental.

Essa iniciativa é apenas uma das várias ações ambientais que o bumbá planeja implementar, fortalecendo ainda mais o vínculo entre a cultura popular e a sustentabilidade.

Doações de EPIs para Ascalpin

O Boi Caprichoso também realiza doação para a Associação dos Catadores de Lixo de Parintins (Ascalpin).

Este ano a iniciativa consistiu na entrega de 300 capacetes que fazem parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados durante o processo de trabalho e que atingiram o fim de sua vida útil, sendo substituídos por novos.

A doação dos capacetes à Ascalpin contribui para o descarte correto dos materiais e fortalece a parceria entre o Boi Caprichoso e a comunidade.

Recicla Galera

O boi Caprichoso também consagrou-se o campeão Sustentável do Festival de Parintins 2023, assegurando o bicampeonato na competição.

A galera do bumbá destinou um total de 1.017,4 kg de resíduos para a reciclagem, garantindo o título e o prêmio de R$ 20 mil, para serem investidos em ações de sustentabilidade na agremiação.
A disputa de reciclagem é parte do projeto ‘Recicla, Galera’, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Sistema Coca-Cola Brasil.

Garrafinhas para os segmentos

Além disso, o presidente Rossy Amoedo também distribuiu garrafinhas térmicas para todos os segmentos do bumbá, com o objetivo de evitar o acúmulo de descartáveis nos ensaios. Essa medida visa reduzir significativamente o consumo de plásticos de uso único, incentivando a reutilização e a conscientização ambiental entre os participantes.

Fotos: Pedro Coelho

Espetáculo azul e branco: Caprichoso realiza primeiro ensaio técnico e emociona o torcedor azulado

O Boi Caprichoso apresentou parte do espetáculo “Cultura – O Triunfo do Povo” e emocionou o público que foi ao curral Zeca Xibelão na noite desta terça-feira, 18. Com elenco todo reunido, o bumbá realizou o primeiro ensaio técnico de arena e mostrou a força na busca pelo título de campeão do Festival de Parintins 2024.

Empolgante, dinâmico e emocionante, o show mostrou o padrão Caprichoso de excelência na apresentação artística, musical, cênica e coreográfica. Marujada, povos indígenas, itens individuais, vaqueirada, bailado, corpo cênico, Raça Azul e todos os grupos de apresentação mostraram o resultado dos ensaios que já duram mais de três meses. É o primeiro dos quatro ensaios técnicos programados pela diretoria azulada e Conselho de Arte.

Marcação de espaço, tempo de apresentação, execução das coreografias e demais ações de organização do conjunto folclórico foram observadas neste momento de preparação. “Nós estamos superfelizes com o resultado. Estamos dentro de tudo aquilo que foi programado, dentro do tempo, uma sequência maravilhosa, um repertório maravilhoso. Estamos superfelizes!”, avaliou o diretor de arena Edwan Oliveira.

O apresentador do Caprichoso, Edmundo Oran, revela que este também é o momento de sentir a energia do boi e da nação azul e branca. “Energia maravilhosa. A galera cantando as toadas, a marujada afinada, todos os nossos itens, cada um fazendo o seu trabalho divinamente bem e com certeza vamos ter o sucesso nas três noites de apresentação”, disse satisfeito.

O presidente Rossy Amoedo expressou sua satisfação com o primeiro ensaio.
“A gente transformou o ensaio técnico numa linda apresentação. O Caprichoso brincou de boi, nossos itens, nossa marujada, todos os nossos segmentos e se tornou um dia muito festivo e especial pro primeiro ensaio técnico. Estamos seguros de tudo aquilo que vamos apresentar”, destacou o presidente.

Doação de alimentos

O bumbá também aproveitou para arrecadar alimentos para seu corpo artístico. O torcedor azulado que foi ao curral contribui com um quilo de alimento, que serão destinados aos grupos que vem de outros municípios e fazem parte da apresentação do espetáculo “Cultura – O triunfo do povo”.

Para o segundo ensaio técnico desta quarta-feira, 19, a entrada será um quilo de feijão ou um pacote de leite.

Caprichoso inicia Ensaios Técnicos de Arena do espetáculo “Cultura – O Triunfo do Povo”

Buscando a excelência nas três noites do Festival de Parintins 2024, o Boi Caprichoso inicia hoje, 18, uma série de ensaios técnicos para definir o espetáculo “Cultura – O Triunfo do Povo”, que será apresentado na arena do Bumbódromo. Todos os anos, essa preparação se torna um grande evento realizado no curral Zeca Xibelão.

Os ensaios também tem como finalidade arrecadar alimentos para os diversos grupos artísticos que compõem a apresentação do bumbá. A entrada é gratuita, mas o torcedor que quiser fazer uma doação pode levar café, óleo ou arroz e contribuir diretamente com o elenco azulado.

Dia 18 (terça-feira) – Entrada: café, óleo ou arroz
Dia 19 (quarta-feira) – Entrada: feijão ou leite
Dia 20 (quinta-feira) – Entrada: açúcar, macarrão ou cream craker
Dia 21 (sexta-feira) – Entrada: frango em banda ou calabresa

Os ensaios iniciam a partir das 20h. O público deve estar atento a orientações do bumbá quanto ao uso de celulares e câmeras, uma vez que as apresentações não podem ser registradas.

Em clima de festival, Boi Caprichoso inicia o translado das alegorias para a concentração no Bumbódromo

Nesta segunda-feira, 17 de junho, o Boi Caprichoso deu início ao translado de seus módulos alegóricos para a concentração no Bumbódromo. Sob um clima de entusiasmo e celebração, os primeiros 13 módulos foram movidos pelas ruas de Parintins por cerca de 200 Paikecés. As estruturas montam o cenário alegórico do projeto de arena “Cultura, O Triunfo do Povo”.

O momento começou com uma cerimônia de bênção, acompanhada pelo som da Marujada de Guerra, onde artistas, Paikecés e membros da diretoria, incluindo o presidente Rossy Amoedo e o vice-presidente Diego Mascarenhas, se reuniram para celebrar esta ação especial. O evento também contou com a presença do Conselho de Arte, itens oficiais, Raça Azul e o Boi Negro de Parintins, todos compartilhando o sentimento de gratidão e comprometimento com o espetáculo que está por vir.

Segundo o diretor de concentração e logística, Zandonaide Bastos, a operação de transporte das alegorias foi cuidadosamente planejada com duas semanas de antecedência, visando assegurar a montagem e os ajustes necessários para a apresentação. ‘É um planejamento executado com muita antecedência, devido à grandiosidade do cenário do boi. Estamos trazendo cerca de 200 Paikecés para cuidar de toda essa parte, para que possamos montar, estruturar, ajustar a iluminação e os efeitos que serão apresentados. É a parte de cenografia da apresentação’, ressaltou Zandonaide.

Um dos artistas responsáveis pelas alegorias, Kennedy Prata, expressou sua confiança no trabalho realizado, enfatizando a expectativa positiva para mais um título do Boi Caprichoso. ‘Estamos dedicados a entregar um espetáculo grandioso e vibrante, com efeitos especiais que certamente surpreenderão o público’, afirmou.

O presidente Rossy Amoedo, ao falar sobre a preparação, destacou a importância da organização e do planejamento para assegurar um desempenho impecável na arena. ‘É um padrão Caprichoso. As pessoas já conhecem a qualidade do trabalho dos nossos artistas, então, acredito que teremos um boi grande, bonito, bem acabado e bem resolvido. Esse é o Caprichoso que planejamos e que apresentaremos na arena, junto com toda a diretoria e todos os segmentos do Boi’, disse o presidente.

Com a montagem dos módulos e a preparação técnica em andamento, o Boi Caprichoso se prepara para a disputa nas três noites do Festival de Parintins 2024.

Tarde Alegre do Boi Caprichoso encanta crianças e celebra tradição transmitida de geração em geração

Neste domingo (16), a Tarde Alegre Infantil do Boi Caprichoso encerrou a programação desta temporada com uma celebração repleta de sorrisos e diversão. O evento, que já se tornou uma tradição há mais de 30 anos, reuniu crianças de diversos bairros de Parintins, proporcionando um dia inesquecível de brincadeiras, brinquedos e atividades educacionais.

Foi a partir da Tarde Alegre que nasceu o projeto social mais importante de Parintins: a Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale. O projeto desempenhou um papel fundamental na educação artística das crianças, oferecendo uma formação sólida, como é celebrado por Edmundo Oran, Erick Beltrão e Ericky Nakanome, que fazem parte da atual diretoria do Boi Caprichoso e que foram lapidados na escolinha de arte.

O ápice da programação foi a apresentação dos itens mirins da Tarde Alegre, com os levantadores João Vitor Villar, Jonatas Gabriel, Araújo dos Santos, Miguel Angelo e Juliano Henrique. O amo do boi Henrique Gabriel levantou o público.

A Pajerana Iandara Lopes Mourão dançou com Erick Beltrão. Beatriz Beltrão da Silva e Liz Maria Machado foram as rainhas do Folclore. Jhennifer Paula Maciel Santana e Ana Ketllen Garcia dos Santos foram as cunhã-porangas, e Guilherme Tavares foi o apresentador.

Evoluíram como Tripa Anthony Rick, Maria Bethania, Hiago Davi Graça e Pedro Gabriel. Ayume Loise, Marlen Vitória e Luna Bentes Salvador demonstraram singeleza em sua evolução como sinhazinhas, e Yasmin Victoria dançou como porta-estandarte.

Cada criança demonstrou talento e entusiasmo, prometendo um futuro brilhante para o Festival de Parintins.

Os itens oficiais do Boi Caprichoso, Patrick Araújo, Alexandre Azevedo, Cleise Simas e Valentina Cid também participaram da programação. O diretor do Centro de Documentação e Memória (CEDEM) e coordenador da Tarde Alegre, Diego Omar da Silveira, afirmou que a temporada foi realizada com muito sucesso, com uma atividade voltada para as novas gerações, um espaço exclusivo para crianças e adolescentes, onde todos são tratados com dignidade.

“A Tarde Alegre é um espaço onde tudo é gratuito e todos são igualmente bem-vindos. Venha de onde vier, é bem-vindo aqui para brincar de boi, para ser feliz no Caprichoso. E é lindo ver como as crianças conhecem as toadas e como já vão entrando no clima do festival. A Tarde Alegre chegou ao final com um clima de conquista de mais um título do Festival”, concluiu.

Boi Caprichoso agita Parintins com grande evento na Praça Eduardo Ribeiro

Na noite deste domingo, 16, a Praça Eduardo Ribeiro foi tomada por uma onda azul e branca com o contagiante ensaio do Boi Caprichoso. Com muita emoção e alegria, o boi mais querido do povão abrilhantou a praça e empolgou o público com as toadas mais tocadas do festival.

O apresentador Edmundo Oran comandou o público com entusiasmo, destacando o sucesso do ensaio. “Uma energia, uma vibração maravilhosa, hoje a nação azul e branca compareceu em massa aqui na Praça Eduardo Ribeiro, uma praça que está linda. A festa foi completa com Patrick Araújo, a banda oficial, Marujada de Guerra e a Nação Azul e Branca que brincou, cantou e agitou essa noite”, afirmou Oran.

A torcedora Elis Pessoa, visivelmente emocionada, compartilhou sua felicidade com o evento. “Eu estou de volta à minha terra, estou aqui há três anos morando fora e hoje vim prestigiar essa praça maravilhosa, praça linda. Vim aqui com o meu Boi Caprichoso, meu boi lindo, meu Touro Negro, e estou muito feliz. Está tudo maravilhoso”, disse Elis.

O destaque da noite foi o “Malùú Dudúu”, que abraçou a galera que se fez presente. “O Caprichoso mostrando mais uma vez que é o Boi de Parintins, brinca nos quatro cantos da cidade. Hoje, fazendo ensaio aqui na Praça Eduardo Ribeiro, uma praça belíssima, e a galera compareceu e mostrou que o Caprichoso está muito bem para ir ao Bombódromo e arrematar mais um título”, disse o tripa oficial Alexandre Azevedo.

O ensaio contou com a participação dos itens oficiais, Marujada de Guerra, CDC, Troup e Raça Azul, que fizeram desta noite um evento inesquecível para todos os visitantes e torcedores do Caprichoso.