Artista do Boi Caprichoso cria andor de Nossa Senhora do Carmo

Pelo terceiro ano consecutivo, o artista do Boi Caprichoso, Paulo Pimentel, é o responsável pela confecção do andor de Nossa Senhora do Carmo. Cerca de 22 pessoas trabalharam intensamente durante oito dias na criação desta estrutura artística que conduz a imagem da padroeira de Parintins.

Paulo Pimentel descreve o trabalho como uma inspiração divina, destacando que o convite anual do padre Dorival Nascimento torna cada ano especial. Este terceiro ano foi particularmente significativo, com o tema “Maria Mãe e Mestra da Oração”. “É uma honra muito grande realizar esse trabalho de fé”, destacou o artista.

Ele utilizou fitas devocionais coletadas ao longo dos últimos três anos, inclusive durante a pandemia. Essas fitas, trazidas pelos fiéis na missa durante a oferta, são símbolos de gratidão e oração por graças alcançadas.

Para a criação do andor, Paulo e equipe confeccionaram 3 mil pétalas de rosa que formam a rosa central. O terço do andor é adornado com 320 flores, totalizando 3 mil pétalas. As rosas, transformadas em símbolos de oração aos pés de Nossa Senhora, fazem do andor um verdadeiro jardim de flores em homenagem à santa.

Paulo também expressa sua gratidão ao Boi Caprichoso, destacando o apoio do presidente Rossy Amoedo, que priorizou a disponibilização de materiais necessários para a confecção do andor, além do local para o trabalho. O andor foi confeccionado nas dependências da Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale.

Boi Caprichoso celebra tricampeonato em noite de agradecimentos a Nossa Senhora do Carmo

Em uma noite repleta de gratidão, o Boi Caprichoso se apresentou na festa em homenagem à padroeira de Parintins, Nossa Senhora do Carmo, nesta segunda-feira, 15 de julho. Foi um momento de agradecimento pela conquista do tricampeonato no Festival 2024.

O bumbá percorreu a rua João Melo, acompanhado pela diretoria, Conselho de Arte, Marujada de Guerra, Raça Azul, dançarinos, vaqueiros e itens individuais, até chegar à praça da Catedral.

A noite foi marcada pelas melhores toadas do festival, encantando o público presente. Sob o comando do apresentador Edmundo Oran e do levantador de toadas, Patrick Araújo, o bumbá apresentou um espetáculo padrão Caprichoso.

O presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, destacou a importância do momento, reconhecendo o trabalho incansável de todos que contribuíram para a vitória do bumbá. “Hoje é um dia especial. Estarmos aqui, sob o manto de Nossa Senhora, é motivo de celebração e gratidão a todos que contribuíram incansavelmente nessa batalha, que não foi fácil, e agradecemos também aos nossos parceiros. Um novo projeto começa, mais um sonho. Muito obrigado pela energia que vocês nos mandaram e que no próximo ano possamos estar aqui novamente agradecendo por mais uma conquista”, destacou.

O pajé Erick Beltrão também expressou sua gratidão. “Nada mais justo, vir agradecer a quem sempre nos protegeu. Sou devoto de Nossa Senhora do Carmo, obtivemos um excelente resultado com o tricampeonato, e já estamos trabalhando em busca de mais um título.”

O levantador de toadas, Patrick Araújo, celebrou com entusiasmo as conquistas. “É o meu terceiro ano consecutivo celebrando aqui junto à padroeira e agradecendo. Estou muito feliz e espero, no próximo ano, comemorar o tetra com essa galera maravilhosa”.

Boi Caprichoso comemora tricampeonato do Festival neste sábado (6) em Manaus

Após conquistar o tricampeonato do Festival de Parintins, o Boi Caprichoso desembarca em Manaus para dar continuidade às comemorações com sua apaixonada nação. O Movimento Marujada promove a “Festa do Triunfo”, que será neste sábado (6), no Sambódromo, zona centro-oeste da capital.

O tricampeão Boi Caprichoso, com o tripa Alexandre Azevedo, Edmundo Oran, Patrick Araújo, Prince do Caprichoso e Marujada de Guerra são itens confirmados, além de Marcela Marialva, Valentina Cid, Cleise Simas, Marciele Albuquerque e Erick Beltrão. Completam a constelação de atrações os toadeiros Júlio Persil, Ornello Reis, Edilson Santana, Junior Paulain, Arlindo Neto, Klinger Junior e Paulinho Viana, além das participações do Corpo de Dança Caprichoso (CDC) Manaus, Troup Caprichoso, Raça Azul e Força Azul e Branca (FAB).

O Bar do Boi Tricampeão “Festa do Triunfo” tem início às 21 horas e a entrada é gratuita. O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

Acesso de menores – O Movimento Marujada comunica que, por determinação do Juizado da Infância e da Juventude Infracional, baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibida a presença e permanência de menores de 12 anos no evento.

Tricampeonato – O Boi Bumbá Caprichoso se sagrou campeão do 57º Festival Folclórico de Parintins, levando à arena do Bumbódromo o espetáculo “Cultura – O Triunfo do Povo” em três atos apresentados em 28, 29 e 30 de junho. Após apuração das notas, realizada na tarde da última segunda-feira, o boi preto conquistou seu 28º título na história – terceiro consecutivo, feito que se repetiu após 28 anos.

A comemoração do tricampeonato começou no Bumbódromo, logo após o anúncio oficial do resultado, e a taça foi conduzida pelo presidente Rossy Amoedo e o vice, Diego Mascarenhas, até o Curral Zeca Xibelão, completamente lotado pela nação azul e branca. A festa tomou as ruas de Parintins, passando por locais emblemáticos como a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, o quintal de Luiz Pereira – tradicional reduto na Rua Cordovil – e o Bumbódromo, palco da conquista do título.

Saberes: O Reflorestar das Consciências – Com esse ideário, Caprichoso fechou o Festival de Parintins 2024

 

Com base no pensador indígena Ailton Krenak, o Boi-Bumbá Caprichoso propôs uma reflorestar do mundo, mas uma reflorestar dos pensamentos, das ideias e atitudes da humanidade. Em vários momentos alegóricos, cênicos e coreográficos, o boi mostrou a necessidade de mudar de atitudes para salvar o mundo. Desde a performances impecáveis dos itens individuais à grandiosidade impactante das alegorias.

“O Sacaca”, curador da Amazônia, foi a figura típica regional trazido pelo Caprichoso para curar a terra, manchada pela cobiça e ganância do homem. A rainha do folclore, Cleise Simas, fez uma apresentação marcante. No mesmo momento alegórico, a sinhazinha Valentina Cid se vestiu de natureza para evoluir na arena.

A cunhã-poranga Marciele Albuquerque e o pajé Erick Beltrão também levantaram a galera em apresentações que exaltaram a cultura indígena. Encerrando com
O ritual indígena de cura da terra, da etnia Awa Guajá.

Ao final da apresentação, ao comando do presidente Rossy Amoedo, artistas, ajudantes, paikicés, brincantes, diretores, itens e demais pessoas que ajudaram a construir o espetáculo “Cultura– O triunfo do povo” adentraram a arena para agradecer a nação azulada e parabenizar todos que integraram esse ato artístico no Festival de Parintins 2024.

Fotos: Pedro Coelho e Arleison Cruz

Caprichoso exalta tradição e apresenta espetáculo impactante na segunda noite do Festival de Parintins

 

No segundo espetáculo azulado, apresentado neste sábado, 29 de junho, o Boi Caprichoso se vestiu de tradição, nas cores azul e branco exaltou a cultura do Boi-Bumbá. Grandes nomes e momentos tradicionais da festa receberam destaque e nortearam a apresentação impactante, que teve como temática “Tradições: o flamejar da resistência popular”.

Como representante dessa tradição, o Caprichoso trouxe na Figura Típica Regional “O Pescador da Amazônia”, personagem caboclo dos beiradões, das comunidades rurais, dos bairros de Parintins e dos ambientes azulados que fazem parte do Povo Caprichoso. A porta-estandarte, Marcela Marialva, e a sinhazinha da fazenda, Valentina Cid, arrancaram aplausos neste momento alegórico.

Com a obra “Feito de Pano e Espuma”, o levantador de toadas, Patrick Araújo, defendeu o item “Toada, Letra e Música” e criou um dos momentos mais emocionantes da noite. Piano, violino, violação e outros instrumentos musicais compuseram um cenário de exaltação ao sentimento Caprichoso. “É uma emoção muito grande estar na arena e poder cantar essas todas maravilhosas e sentir essa energia da galera”, disse Patrick.

O espetáculo Caprichoso encerrou com o grandioso ritual de “Transcedência Marubo” do artista Kenedy Prata. O momento cênico- coreográfico contou com participação do líder indígena Beto Marubo e a performance eletrizante do pajé Erick Beltrão. “Fechamos a noite de forma primorosa, dentro de tudo que foi pensado, trazendo surpresas, momentos impactantes e, principalmente, empolgando nossa nação”, concluiu o presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo.

Fotos: Arleison Cruz e Pedro Coelho

Caprichoso exalta tradição e apresenta espetáculo impactante na segunda noite do Festival de Parintins

Caprichoso exalta tradição e apresenta espetáculo impactante na segunda noite do Festival de Parintins

No segundo espetáculo azulado, apresentado neste sábado, 29 de junho, o Boi Caprichoso se vestiu de tradição, nas cores azul e branco exaltou a cultura do Boi-Bumbá. Grandes nomes e momentos tradicionais da festa receberam destaque e nortearam a apresentação impactante, que teve como temática “Tradições: o flamejar da resistência popular”.

Como representante dessa tradição, o Caprichoso trouxe na Figura Típica Regional “O Pescador da Amazônia”, personagem caboclo dos beiradões, das comunidades rurais, dos bairros de Parintins e dos ambientes azulados que fazem parte do Povo Caprichoso. A porta-estandarte, Marcela Marialva, e a sinhazinha da fazenda, Valentina Cid, arrancaram aplausos neste momento alegórico.

Com a obra “Feito de Pano e Espuma”, o levantador de toadas, Patrick Araújo, defendeu o item “Toada, Letra e Música” e criou um dos momentos mais emocionantes da noite. Piano, violino, violação e outros instrumentos musicais compuseram um cenário de exaltação ao sentimento Caprichoso. “É uma emoção muito grande estar na arena e poder cantar essas todas maravilhosas e sentir essa energia da galera”, disse Patrick.

O espetáculo Caprichoso encerrou com o grandioso ritual de “Transcedência Marubo” do artista Kenedy Prata. O momento cênico- coreográfico contou com participação do líder indígena Beto Marubo e a performance eletrizante do pajé Erick Beltrão. “Fechamos a noite de forma primorosa, dentro de tudo que foi pensado, trazendo surpresas, momentos impactantes e, principalmente, empolgando nossa nação”, concluiu o presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo.

Fotos: Arleison Cruz e Pedro Coelho

Caprichoso cumpre acordo e efetiva mais uma parcela de pagamento dos artistas

 

Faltando dois dias para o Festival de Parintins e mantendo uma política de valorização do artista azul e branco, o presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, iniciou nesta quarta-feira, 26, o pagamento de mais uma parcela do contrato de trabalho das pessoas que constroem o espetáculo “Cultura, O Trinfo do Povo”.

A medida antecipada dos pagamentos aconteceu por toda a gestão do presidente Rossy Amoedo, que destaca a importância da valorização do artista. “O artista é a peça principal do espetáculo, do Festival de Parintins. É ele que cria toda a maravilha de fantasias, alegorias e todo o êxtase que emana no expectador. Então, nada mais justo que valorizar e respeitar todo seu trabalho e dedicação”, afirma.

Artistas de galpão e galpãozinho recebem essa primeira remessa de quitação de contratos. O pagamento dos demais seguimentos do boi acontece nesta quinta-feira, 27, quando todos os contratos serão quitados.

“O presidente Rossy mais uma vez honrando com seu compromisso. Ele que no início da sua gestão se comprometeu a pagar o pessoal de forma direitinho como estava vindo outras gestões no passado. Então, é só gratidão ao presidente que está de honrando seu compromisso e valorizando o artista parintinense”, disse o alegoristas Kennedy Prata.

O mais querido do Povão: Caprichoso lota Bumbódromo encanta e emociona em ensaio técnico

 

O Boi-Bumbá Caprichoso está pronto para a disputa do Festival de Parintins 2024. O espetáculo “Cultura – O Triunfo do Povo” foi apresentado na noite desta terça-feira, 25, no Bumbódromo, e encantou o público que lotou as duas arquibancadas de galera. Um show artístico com o padrão Caprichoso de excelência.

O Boi Negro de Parintins fez uma performance empolgante, marcada pelo sorriso feliz do brincante na arena e compartilhado com a felicidade do torcedor nas arquibancadas. Todos os grupos artísticos, cênicos e itens individuais e coletivos se apresentaram.

“Caprichoso sempre grandioso. O espetáculo é uma coisa que já é uma realidade do Caprichoso, o padrão Caprichoso. E a gente vem para vencer”, bradou o torcedor manauara do Caprichoso, Lincon do Amaral.

A diretoria azul e branca destacou o pleno desenvolvimento do espetáculo, dentro do cronograma e de todo o planejamento. “O ensaio técnico foi perfeito, tecnicamente perfeito, emocionalmente perfeito, musicalmente, coreograficamente. A gente ficou superfeliz, porque esse foi o resultado do trabalho de muitos meses que vem se afinando, que vem se completando com todas as pessoas que chegaram para participar desse grande espetáculo”, avaliou o membro do conselho de arte, Edwan Oliveira.

O presidente Rossy Amoedo acompanhou todo o ensaio e destacou o empenho e a preparação do elenco azulado. “A gente se preparou ao longo desses meses e hoje se consagra com todos esses elencos maravilhosos, cada apresentação maravilhosa, toada incrível, para cima, o cronômetro batendo direitinho, sobrou tempo. Então, o Caprichoso sai afinadíssimo desse ensaio técnico. É um somatório de muitas pessoas, de muito trabalho e hoje nós estamos muito felizes com tudo que foi apresentado”, concluiu.

Fotos: Pedro Coelho, Michel Amazonas, Arleison Cruz e Alexandre Vieira.