Boi Caprichoso abraça chegada de projeto de conservação do Ministério do Meio Ambiente, PNUD e Ipaam a Parintins

O Boi-Bumbá Caprichoso reforça mais uma vez seu compromisso com a Amazônia ao apoiar uma iniciativa que valoriza aqueles que ajudam a manter a floresta em pé. No dia 16 de fevereiro, o bumbá participará do lançamento do mutirão de regularização ambiental e da inscrição de 368 agricultores familiares parintinenses no edital do Projeto Floresta + Amazônia. A ação assegura incentivos financeiros a quem protege a vegetação, com valores que variam entre R$ 1.500,00 e R$ 28 mil.

Na manhã desta sexta-feira (31/01), o presidente Rossy Amoêdo e membros do Conselho de Arte receberam o Coordenador de Planejamento Estratégico do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Sheron Vitorino, e a Coordenadora do Centro Multifuncional de Parintins, Fabiana Campelo. Durante a visita, foi discutida a organização do mutirão de regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que acontecerá de 16 a 23 de fevereiro.

O presidente destacou a importância do projeto para o município e a sintonia da iniciativa com os valores defendidos pelo Caprichoso. “São mecanismos e ferramentas que vêm somar à bandeira que o Caprichoso já leva para dentro da arena. Nada mais justo do que poder ajudar o trabalhador rural, que mantém a floresta em pé, tira o seu sustento e, ao mesmo tempo, preserva e cuida. São projetos como esse que merecem nossa total atenção e apoio, e o Caprichoso sempre estará disponível para contribuir com a comunidade e com a preservação ambiental”, afirmou Amoedo.

O Coordenador do Ipaam, Sheron Vitorino, celebrou a parceria com o Boi Caprichoso e reforçou o impacto do projeto. “Estamos sendo recebidos com muito carinho, e é um prazer ter o Boi como parceiro nesse projeto tão importante. O apoio financeiro aos produtores rurais que mantêm suas florestas preservadas é fundamental, e a participação do Boi, como ícone cultural, agrega um valor imenso a essa ação. O Caprichoso tem se destacado não só na questão ambiental, mas também na segurança do trabalho e outras áreas, e é um prazer contar com a sua generosidade e disponibilidade para essa pauta”, disse.

O Projeto Floresta + Amazônia é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural. Com a união de esforços entre todas as instituições envolvidas, a ação busca fortalecer a preservação ambiental e assegurar um futuro mais sustentável para a região amazônica.

Boi Caprichoso recebe representantes do Movimento Amazônia de Pé e reforça compromisso com a defesa da floresta

O Boi Caprichoso recebeu com grande entusiasmo a visita da equipe do Movimento Amazônia de Pé, reforçando seu compromisso com a defesa da floresta e das futuras gerações. Durante a agenda, as representantes Carolina Borges e Patrícia Patrocínio percorreram diversos espaços da associação, como o curral Zeca Xibelão, a Escola de Arte, onde está o ponto de coleta de assinaturas, o Conselho de Arte e o galpão de alegorias. A visita solidificou a parceria entre o Caprichoso e o Amazônia de Pé, com o objetivo de unir forças na luta pela preservação ambiental.

A bióloga e ativista socioambiental, Carolina Borges, celebrou a importância da parceria e destacou a relevância cultural do bumbá. “O Caprichoso é o nosso parceiro oficial da Amazônia de Pé, e viemos conhecer um pouco de como são feitos os preparativos para o Festival e toda a história do bumbá. Em breve, lançaremos uma grande novidade junto com os bois de Parintins, que será divulgada em nossas redes sociais”, comentou.

A analista de comunicação, Patrícia Patrocínio, torcedora do Caprichoso desde a infância, emocionou-se com a oportunidade de representar o movimento. “Tô muito feliz de estar aqui hoje representando a Amazônia de Pé e dizer que, como torcedora, pra torcedores, vem uma novidade muito especial”, declarou.

Para o presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, a parceria com a Amazônia de Pé é motivo de orgulho e reforça o pioneirismo do Caprichoso na defesa ambiental. “Pra gente, é uma alegria, porque o Caprichoso foi pioneiro e muito criticado anos atrás. Hoje, o Caprichoso, farol do Festival, luz que vem iluminando a arte e a cultura popular da Amazônia, tem muita alegria em receber parcerias como essas. Isso fortalece o nosso discurso de arena, tornando-o palpável, visível, forte e muito poderoso. A Amazônia é um território Caprichoso, um território poderoso, nosso”, ressaltou.

O presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, afirmou: “Agradecemos muito a vocês, porque, de certa forma, a gente se une na busca de algo que o Caprichoso lutou, de certa forma, às vezes sozinho, e vocês vêm se juntar. Não só pela questão da preservação, mas também do manejo dos resíduos sólidos. Essa conscientização acaba ajudando o nosso Meio Ambiente de uma forma muito mais saudável e que possa olhar para futuras gerações, e elas possam sonhar com a Amazônia de Pé, de verdade”.

Desde 2022, com o tema “Amazônia: Nossa Luta em Poesia”, o Boi Caprichoso levanta a bandeira do Movimento Amazônia de Pé. Em 2023, reafirma o compromisso com Alessandra Munduruku e Patrick Araújo na arena do Bumbódromo, com Marciele Albuquerque e Vanda Witoto no Climate Week e viradas culturais, com Gilvana Borari e as Suraras do Tapajós em eventos de lutas e resistência, por Kamila Reis, polinizadora do Movimento desde abril de 2023. Dessa forma, o boi negro da Amazônia reafirma seu compromisso com a preservação da floresta e com a proteção dos direitos dos povos que nela vivem.

 

Um Canto para Oxóssi: Caprichoso celebra São Sebastião no Terreiro da Mãe Bena

O Boi Caprichoso participou, na noite desta segunda-feira (20), da tradicional celebração no Terreiro de Umbanda São Sebastião da Mãe Bena, em Parintins. O evento, intitulado “Um Canto para Oxóssi”, reuniu admiradores da cultura afro-brasileira e do boi-bumbá, reforçando a conexão entre religiosidade, tradição e cultura popular.

Durante a celebração, o Boi Caprichoso encantou o público com apresentações que ressaltaram a força e a espiritualidade da cultura amazônica, promovendo um diálogo respeitoso entre o universo do boi-bumbá e as manifestações afro-religiosas.

Mãe Bena, anfitriã do evento, destacou a importância da participação do Caprichoso.
“Eu brinquei cinco anos no Caprichoso. Eu agradeço pelo apoio e pelo que o Caprichoso deu para a nossa religião. Então, pra mim, é uma honra imensa, é uma grande honra mesmo, que mais uma vez o Caprichoso abrilhanta o palco do Terreiro de São Sebastião.”

O vice-presidente do Boi Caprichoso, Diego Mascarenhas, também expressou seu apoio à comunidade. “Só agradecer aqui a todos, agradecer pela oportunidade. E contem com o Boi Caprichoso em todos os eventos que vocês precisarem, seja aqui dentro do terreiro ou fora dele.”

Marcos Moura, membro do Conselho de Arte, reafirmou o compromisso do boi com pautas importantes para a sociedade. “Reafirmamos o nosso compromisso em permanecer mantendo alta essa bandeira da luta antirracista e da luta contra a intolerância religiosa. Porque a nossa riqueza é a diversidade. Oxóssi é São Sebastião, sincretizado. E é muito importante a gente bater nessa tecla para reeducarmos a nossa sociedade a ser mais tolerante e a respeitar as diferenças.”

A participação do Boi Caprichoso na festa reforça o compromisso com a valorização da diversidade cultural e religiosa, celebrando o legado de Mãe Bena e de sua importância para a história de Parintins.

 

“Dia de Santos Reis: Boi Caprichoso realiza encontro de tradições e cultura no curral Zeca Xibelão”

Neste segunda-feira, 6 de janeiro, em celebração ao Dia de Reis, o curral Zeca Xibelão foi palco da tradicional “Queima das Palhinhas”, uma prática cultural que remete às tradições desse dia, marcando o encerramento dos festejos natalinos. A pastorinha “Filhas de Judá” encantou o público com uma apresentação repleta de simbolismo.

O curral azulado se tornou um ponto de encontro para esse importante intercâmbio cultural. Durante a apresentação, as Filhas de Judá dançaram e cantaram em homenagem ao menino Jesus, relembrando a visita dos reis magos. A festividade encantou o publico presente.

Para o vice-presidente, Diego Mascarenhas, o momento é de alegria e de exaltar as tradições culturais e religiosas. “As pastorinhas são a cara de Parintins. O Boi Caprichoso inova mais uma vez ao trazer esse momento maravilhoso para se apresentar no nosso curral. É uma alegria receber os brincantes e fazer parte desse momento”, disse Mascarenhas.

De acordo com Rosário Beltrão, brincante e uma das fundadoras da Pastorinha Filhas de Judá, a comemoração é extremamente significativa. “É uma satisfação muito grande estar aqui nesse dia. Agradeço ao presidente Rossy Amoedo e ao Conselho de Arte pelo convite para estar aqui hoje com as Pastorinhas Filhas de Judá. O Boi Caprichoso abraça essa cultura e sou grata por isso”, declarou.

Com o encerramento do ciclo natalino, o Caprichoso se prepara para o Festival de Parintins, reafirmando seu compromisso com a cultura e a essência de seu povo.