Com plano de gerenciamento de resíduos em elaboração, Boi Caprichoso recebe visita do Ipaam

Na manhã desta sexta-feira (21), o Boi Caprichoso recebeu a visita de representantes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para tratar da gestão de resíduos sólidos da associação folclórica. A ação atende a uma demanda do Ministério Público Federal (MPF) e faz parte de um conjunto de fiscalizações voltadas às agremiações culturais de Parintins.

O Boi Caprichoso já esta em processo de elaboração de seu Plano de Gerenciamento de Resíduos, buscando aprimorar suas práticas ambientais e assegurar uma destinação correta aos resíduos gerados antes, durante e após o Festival de Parintins.

Felipe Portela, Assistente Ambiental/ Fiscal do Ipaam, destacou a importância dessa fiscalização para assegurar que as atividades culturais estejam alinhadas às normas ambientais.
“Estamos verificando essa questão da gestão dos resíduos nas associações folclóricas e cumprindo as solicitações dos órgãos fiscalizadores. Nossa ação de fiscalização busca levantar informações sobre como é feito o gerenciamento de resíduos oriundos da atividade do festival, desde a preparação até a finalização do evento, analisando a forma de disposição e os impactos ambientais gerados”, explicou Portela.

O vice-presidente do Boi Caprichoso, Diego Mascarenhas, ressaltou que a associação tem trabalhado para estruturar ações de gestão ambiental que minimizem impactos e promovam a sustentabilidade. “O Boi Caprichoso está comprometido em desenvolver práticas responsáveis, alinhadas com as exigências ambientais e culturais. Nosso objetivo é construir soluções eficazes para a destinação correta dos resíduos assegurando que o Festival de Parintins continue sendo uma referência cultural e ambiental”, afirmou.

A parceria entre o Boi Caprichoso e os órgãos ambientais reforça o compromisso da associação com a preservação do meio ambiente. O Plano de Gerenciamento de Resíduos é um passo essencial para tornar o festival cada vez mais sustentável, minimizando impactos e promovendo boas práticas ambientais.

 

Assessoria Boi Caprichoso

Boi Caprichoso define detalhes para o Carnaboi 2025

O Boi Caprichoso está preparado para fazer um grande espetáculo em sua participação no Carnaboi 2025 que ocorre no dia 04 de março, terça-feira, na avenida Paraíba, em Parintins.

Em reunião realizada no Conselho de Arte, na tarde desta quinta-feira, 20, todos os segmentos do bumbá estiveram envolvidos na concepção do espetáculo que promete balançar a passarela do Carnaboi.

De acordo com o diretor artístico Edwan Oliveira, o Caprichoso vem construindo um impacto visual marcante nas edições anteriores do evento e, em 2025, não será diferente. “Estamos preparando toda uma estrutura muito bonita, visualmente fantástica, para levar para a avenida. Estaremos com nossos módulos alegóricos, com a participação de todos os nossos itens oficiais e dos demais segmentos da associação. O Caprichoso vai marcar presença com Raça Azul, CDC, Troup, Marujada de Guerra e toda a equipe de produção”, destacou.

A apresentação do bumbá será embalada pelos trios de toadeiros e levantadores de toada. O show terá início com Júnior Paulain, seguido por Edmundo Oran, culminando com o encerramento do Carnailha em grande estilo ao som de Patrick Araújo, trazendo a energia e a força do Padrão Caprichoso para o público presente.

 

Assessoria Boi-Bumbá Caprichoso

Temporada Azulada: Boi Caprichoso anuncia calendário de eventos para 2025

A temporada 2025 começou para a nação azul e branca! O Boi Caprichoso anuncia os primeiros eventos do ano com a divulgação do calendário de ações. As atividades, além de reunirem os torcedores azulados, também preparam o bumbá para a maior festividade do período: a 58ª edição do Festival de Parintins.m
O tambor azul já começa a rufar no mês de março, com a participação do Caprichoso no Carnaboi, no dia 4 (terça-feira de Carnaval). O evento, que une o ritmo do boi-bumbá à folia carnavalesca, é um dos momentos mais esperados pelos torcedores e marca a primeira grande apresentação do bumbá na temporada.

A preparação para o Festival de Parintins segue com força total. No dia 13 de março, acontece o primeiro Ensaio da Marujada, dando o pontapé inicial nos eventos no Curral Zeca Xibelão. No dia 14 de março, será realizada a Missa de Abertura dos Galpões, um momento tradicional que simboliza a bênção sobre os trabalhos de confecção das alegorias. No dia seguinte (15), ocorre o primeiro Ensaio Show, reunindo todos os segmentos do boi e abrindo a temporada com grande estilo.

Entre os momentos mais aguardados da programação está o lançamento do álbum oficial do Caprichoso. A apresentação das toadas da temporada acontecerá em dois grandes eventos: no dia 19 de abril, em Parintins, e no dia 26 de abril, em Manaus.

A programação segue intensa, com Ensaios Show e Ensaios da Marujada acontecendo semanalmente para aprimorar cada detalhe das apresentações. Em junho, os preparativos entram na reta final com os Ensaios Técnicos no Curral, que começam no dia 17 e seguem até o dia 20.

Um dos eventos mais emblemáticos da temporada é o Boi de Rua, que acontece no dia 21 de junho, logo após o Sorteio da Ordem de Apresentação do Festival. O evento é um grande ensaio aberto pelas ruas de Parintins, onde a galera azul pode sentir a energia do Caprichoso de perto, vibrando com as melhores toadas, caminhando e dançando pelos bairros da cidade.

Os dias que antecedem o festival são marcados por ajustes técnicos e concentração total. No dia 24 de junho, acontece o Ensaio Técnico Fechado no Bumbódromo, seguido da Passagem de Som no dia 25.

O Festival de Parintins 2025 acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho, quando o Caprichoso apresenta, no Bumbódromo, o espetáculo “É Tempo de Retomada”, em busca de mais um título.

 

Assessoria Boi-Bumbá Caprichoso

Ordem definida: Caprichoso abre o Carnaboi 2025 em Parintins

O Caprichoso, boi mais campeão da última década, será o responsável por abrir o Carnaboi 2025 em Parintins, levando toda a energia e tradição da nação azul e branca para a avenida Paraíba. A definição da ordem de apresentação aconteceu na noite desta terça-feira, 18 de fevereiro, em um encontro promovido pela Prefeitura de Parintins, que reuniu os presidentes e representantes dos bois.

Estiveram presentes o prefeito Mateus Assayag, a secretária de Turismo Karla Viana, o vice-presidente do Caprichoso Diego Mascarenhas, o diretor artístico do bumbá, Edwan Oliveira, além dos representantes do boi contrário.

O vice-presidente, Diego Mascarenhas, afirmou que a preparação está intensa para assegurar um espetáculo Padrão Caprichoso. “É mais um ano do Boi Caprichoso participando aqui do Carnailha e do Carnaboi, em Parintins oficialmente. Desde o primeiro ano mostramos um grande espetáculo na avenida. É uma honra muito grande e nós vamos levar nossos itens oficiais, nossa galera, nossa marujada, corpo de dança. As expectativas são as maiores possíveis e nação azul e branca pode esperar uma apresentação maravilhosa, padrão Caprichoso”, disse.

A apresentação do boi tricampeão contará com três grandes nomes. O trio do toadeiro Júnior Paulain será o primeiro a passar na avenida, seguido pelo apresentador Edmundo Oran no terceiro trio, e o encerramento ficará por conta de Patrick Araújo, criando uma noite memorável para os torcedores azulados e foliões.

 

Boi Caprichoso participa do lançamento do Projeto Floresta + Amazônia em Parintins

O Boi-Bumbá Caprichoso esteve presente no lançamento do mutirão de regularização ambiental e da inscrição de 368 agricultores familiares parintinenses no edital do Projeto Floresta + Amazônia, realizado neste domingo (16). A iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) busca incentivar financeiramente aqueles que ajudam a manter a floresta em pé, com valores que variam entre R$ 1.500,00 e R$ 28 mil.

Autoridades estaduais e municipais estiveram presentes no evento e foram recebidas na entrada do Mercado Municipal Leopoldo Neves pela Marujada de Guerra, Raça Azul, vaqueirada e pelo presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo.

Michel Amazonas

Durante o evento, Rossy Amoedo, destacou a importância da ação para a região e ressaltou a sintonia do projeto com as bandeiras defendidas pelo bumbá.
“O Caprichoso sempre esteve ao lado das causas que promovem a preservação ambiental e o fortalecimento das comunidades amazônicas. Esse projeto valoriza quem protege a floresta, assegurando incentivos para que continuem desempenhando esse papel essencial. Nosso compromisso é somar esforços para que essas iniciativas alcancem cada vez mais pessoas”, afirmou Amoedo.

Michel Amazonas

Durante o evento, o bumbá se apresentou para os participantes com a presença  de itens individuais e o Corpo de Dança Caprichoso (CDC), um espetáculo padrão Caprichoso.

O mutirão de regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) acontece a partir desta segunda-feira (17) e segue até o dia 23 de fevereiro, com atendimentos voltados aos agricultores familiares de Parintins. A ação acontece em parceria com a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural.

Com essa participação, o Boi Caprichoso reafirma seu papel não apenas na cultura, mas também na defesa do meio ambiente e no apoio às comunidades que ajudam a preservar a Amazônia.

 

 

Fotógrafo do Boi Caprichoso tem trabalho publicado na Vogue

O talento e a riqueza da cultura amazônica ganharam reconhecimento global com duas publicações das fotografias de Michel Amazonas na PhotoVogue, plataforma da renomada revista Vogue. Conhecido por sua dedicação à cobertura do Boi Caprichoso, desta vez o fotógrafo destacou a força e a beleza da cultura indígena com três imagens: duas registrando a indígena Ira Maragua, da etnia Baré, Tuxaua do Boi Caprichoso, ao lado de sua filha, Iraê Maragua, e uma retratando Tsetsu Maricaua, indígena do povo Kokama.

As imagens foram selecionadas pela Vogue, evidenciando a grandiosidade e a diversidade cultural da Amazônia. A publicação na PhotoVogue não apenas celebra o talento de Michel, mas também reforça a importância da cultura do Norte do Brasil ao projetá-la em um cenário internacional.

Ira Maragua, da etnia Baré, Tuxaua do Boi Caprichoso, ao lado de sua filha, Iraê Maragua

As fotos de Ira, Iraê Maragua e Tsetsu Maricaua revelam a beleza das relações familiares e a profundidade das tradições indígenas elementos que compõem a identidade cultural amazônica.

Tsetsu Maricaua, indígena do povo Kokama

“Ter meu trabalho publicado em uma revista de prestígio como a Vogue é uma grande conquista. É uma oportunidade de mostrar ao mundo a riqueza da nossa arte, da nossa cultura e da nossa gente. Retratar Ira e Irae Maragua foi um momento especial, pois elas representam a força e a resistência dos povos indígenas da Amazônia”, celebra Michel Amazonas.

Michel Amazonas é fotógrafo documental e fotojornalista, com foco no registro da cultura e das tradições amazônicas. Seu trabalho já foi publicado em veículos como a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, ARFOC/SP e Revista Imagem em Vertigem/SP, além de ter ampla visibilidade nas redes sociais e em diversos canais de comunicação no Brasil.

Desde 2022, Michel se dedica a documentar os centros de umbanda em Parintins, explorando as nuances religiosas e culturais da região. Atualmente, sua série fotográfica “Cidade Refletida” está em exposição na UEA/Parintins. Seu mais recente projeto, o fotolivro “Hyxkhariana: História e Cultura Indígena em Nhamundá”, foi lançado virtualmente em 2024 e terá sua versão física publicada em 2025.

Sobre o PhotoVogue

O PhotoVogue é uma plataforma global da Condé Nast que promove criadores de imagens contemporâneas, incluindo fotógrafos emergentes e artistas em meio de carreira. A iniciativa busca dar visibilidade a talentos de diversas culturas e regiões, além de defender a diversidade, a inclusão e a ética no mundo das artes visuais. A publicação das fotos de Michel Amazonas na Vogue reflete o compromisso da plataforma em ampliar vozes e narrativas que merecem reconhecimento internacional.

Boi Caprichoso recebe Estúdio D e designer Carlos Penna para criação de nova coleção de joias

O Conselho de Arte do Boi Caprichoso recebeu na tarde desta sexta-feira (14) a visita do Estúdio D. Durante a imersão, o grupo teve a oportunidade de conhecer de perto as etapas do processo de criação do boi tricampeão do festival, explorando a sala de desenhos, os galpões de alegorias e de figurinos. A experiência servirá de inspiração para uma coleção de joias criada pelo designer Carlos Penna, em parceria com o artista Helerson Maia.

O produtor cultural e curador de design, André Porto, idealizador do Estúdio D e fundador da Feira D, destacou sua admiração pelo Festival de Parintins e pelo Boi Caprichoso. “Sou um apaixonado pela cultura do Norte, apaixonado pelo Festival de Parintins. E aqui eu posso dizer, gente, eu sou louco pelo Caprichoso! Essa é uma visita técnica, apresentando Parintins ao Carlos Penna, um designer de acessórios que vai desenvolver um projeto com a gente. É um orgulho compreender a grandiosidade desse festival e ver de perto quantas mãos fazem ele acontecer”, declarou.

Pedro Coelho

O designer de acessórios Carlos Penna, reconhecido por seu trabalho inovador, falou sobre a emoção de conhecer a estrutura do Boi Caprichoso. “Estou realmente muito apaixonado de ver toda a concepção do festival, desde a criação até os figurinos. Eles me emocionam muito! Foi incrível estar aqui e ser tão bem recebido. Espero voltar mais vezes, porque estou encantado com tudo o que vi”, afirmou.

Pedro Coelho

A visita reforça o reconhecimento do Boi Caprichoso como uma referência artística e cultural, ampliando suas influências para novas expressões criativas, como o design de joias. O projeto pretende traduzir essa riqueza em joias exclusivas, que carregam a essência e identidade de Parintins, valorizando a arte local e seus talentos.

Caprichoso e Sebrae dialogam sobre artesanato sustentável e oportunidades para artistas locais

O Boi Caprichoso recebeu nesta quinta-feira (13) a visita das representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Lilian Silvia Simões e Rozana Trilha, para discutir um novo projeto voltado para o fortalecimento do artesanato local e a sustentabilidade do Festival de Parintins. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Parintins e tem como objetivo alinhar estratégias para aproveitar melhor os resíduos do festival e transformá-los em produtos comerciais.

A analista e gestora do artesanato do Sebrae Amazonas, Lilian Silvia Simões, destacou a importância da iniciativa, chamada Festival ao Futuro – Parintins Criativo, que visa desenvolver uma linha de produtos artesanais sustentáveis. “O maior objetivo dessa visita aqui em Parintins é trazer um projeto que trabalha o resíduo do festival para desenvolver uma linha de produtos comerciais para o mercado. Fora isso, queremos despertar o comportamento empreendedor de cada participante e reforçar o elo sustentável que o projeto terá, dando um senso de responsabilidade a todos”, disse.

O conselheiro de arte do Boi Caprichoso, Rainer Canto, ressaltou como essa iniciativa pode fortalecer a economia local e ampliar as oportunidades de renda para os artistas ao longo do ano. “O Sebrae traz essa proposta para fortalecer a movimentação do nosso artesanato, que é uma das principais fontes de renda para os artistas de Parintins. Tivemos a primeira visita do designer Sérgio Matos, que se encantou com a nossa diversidade artística e cultural. Hoje, damos continuidade a esse projeto que busca inserir nossos artesãos no mercado de artesanato, permitindo que tenham renda mesmo fora da temporada do festival”, ressaltou.

O Festival de Parintins movimenta significativamente a economia local, mas sua natureza sazonal deixa desafios para os artistas durante o restante do ano. Segundo Rainer, o presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, tem mantido o compromisso de valorizar os artistas e assegurar pagamentos em dia, mas iniciativas como essa ajudam a dar ainda mais segurança para a classe artística.

Além da reunião com a diretoria, também ocorreu um encontro com os artistas no Curral Zeca Xibelão para apresentar a proposta e discutir os próximos passos do projeto.

Vozes da Cultura pelo Clima: Caprichoso reafirma compromisso com a Amazônia

O Boi Caprichoso segue trilhando caminhos que unem arte, tradição e luta ambiental. A convite do Movimento Amazônia de Pé e da Peoples Palace Projects, o bumbá participou do evento denominado “Cultura é Clima”, no encontro “Vozes da Cultura pelo Clima”, realizado em Alter do Chão, no Pará. O evento que teve início no dia (11) e encerrou nesta quinta-feira (13), reuniu artistas, ativistas climáticos, lideranças indígenas e quilombolas para debater o papel da cultura na preservação ambiental e construir narrativas para a COP30, que acontece em Belém no fim deste ano.

O presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, representando o Boi Caprichoso ao lado de Kamilla Reis, polinizadora do movimento Amazônia de Pé desde 2023, destacou a importância da iniciativa.
“Para nós, é uma honra poder debater, criar novas propostas e participar da elaboração de um documento tão poderoso a convite do Amazônia de Pé e da PPP”, disse Ericky.

Além das discussões, a iniciativa inclui uma campanha sobre cultura e clima e a formulação de uma carta para autoridades e tomadores de decisão. O evento marca um novo capítulo na defesa da Amazônia e na valorização das manifestações culturais como ferramentas de mobilização social.

Caprichoso: um farol da Amazônia na luta climática

O Boi Caprichoso há anos carrega a responsabilidade de dar visibilidade à luta pelos povos da floresta. Em 2022, com o tema “Amazônia: Nossa Luta em Poesia”, o bumbá abraçou o Movimento Amazônia de Pé e ampliou seu engajamento ambiental. Em 2023, reafirmou esse compromisso ao lado de Alessandra Munduruku e Patrick Araújo na arena do Bumbódromo, de Marciele Albuquerque e Vanda Witoto no Climate Week e em viradas culturais, e das Suraras do Tapajós em eventos de resistência.

O Boi Caprichoso reafirma seu compromisso com a Amazônia e com aqueles que a defendem. A jornada rumo à COP30 já começou, e a cultura segue sendo um dos pilares dessa luta.

Caprichoso integra projeto de Maria Gadú e Pretinho da Serrinha para exaltação da cultura parintinense

O Boi Caprichoso segue expandindo a cultura amazônica ao integrar o Elo Feat dos Sonhos, projeto idealizado pelos artistas Maria Gadú e Pretinho da Serrinha. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Cultura e pela Elo, com realização da Cingulado, empresa especializada em projetos culturais e sociais. Sob curadoria e direção musical dos próprios criadores, o projeto conta com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem como objetivo selecionar dez artistas de diferentes estilos musicais regionais, auxiliando na produção e gravação de uma faixa autoral e de um videoclipe ao lado de um artista consagrado.

Para representar a toada do Amazonas em nível nacional e internacional, uma seleção por edital escolheu a talentosa cantora Ketlen Nascimento como representante dessa expressão cultural. O projeto também conta com a participação do tricampeão do Festival de Parintins, o Boi Caprichoso, representado pelo levantador de toadas Patrick Araújo, reafirmando o compromisso do bumbá azul e branco com a valorização e a difusão da cultura.

O presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, ressaltou a importância do projeto. “É uma honra fazer parte desse projeto e quero agradecer à Maria Gadú ao Pretinho da Serrinha e a toda a equipe envolvida. Essa iniciativa fortalece e espalha a toada pelo Brasil, compartilhando nossa cultura de forma autêntica. Tenho certeza de que o resultado será incrível e encantará o público”, comemorou.

A cantora Ketlen Nascimento também expressou sua felicidade. “Estou muito feliz por participar do Elo Feat dos Sonhos, gravando uma canção de minha autoria com a presença especial dos Bois da Amazônia. Agradeço imensamente pelo carinho da nação azul e branca e por essa oportunidade inesquecível”, declarou.

Patrick Araújo, incentivou os amantes da cultura a acompanharem a iniciativa. “Logo mais, você poderá conferir nas plataformas digitais essa produção sensacional do maestro Neil Armstrong, produtor musical do Caprichoso, com a participação do Boi Caprichoso. Sigam @elofeatdossonhos para não perderem nada”, destacou.

O Elo Feat dos Sonhos representa um encontro musical e cultural que mescla diferentes ritmos e tradições brasileiras. Através desse projeto, o Boi Caprichoso reafirma sua posição como um dos principais representantes da cultura amazônica, levando a magia da toada a novos horizontes.